Evento organizado pelo Sistema Ocemg integra a Semana Internacional do Café e traz debates sobre tendências de mercado, sustentabilidade e inovação no cooperativismo cafeeiro
Em um cenário de transformação e desafios crescentes para o setor cafeeiro, as cooperativas mineiras desempenham papel essencial na sustentabilidade e no apoio a pequenos produtores. Minas Gerais, maior produtor de café do país, atingiu a marca de 29 milhões de sacas em 2023, sendo que 57,5% desse volume passa pelas cooperativas, que impulsionam o desenvolvimento econômico do Estado e contribuem para a geração de empregos e renda. Os dados são do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2024.
Para fortalecer essa atuação e criar um ambiente de aprendizado e cooperação, o Sistema Ocemg realizará, no dia 21 de novembro, o Encontro das Cooperativas Agropecuárias Mineiras – Segmento Café. Como parte da programação da Semana Internacional do Café (SIC), o evento ocorrerá no Expominas, em Belo Horizonte, e reunirá dirigentes e gestores de cooperativas cafeeiras para debater as principais tendências de mercado, mudanças regulatórias e práticas inovadoras de produção e comercialização.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destaca a importância desse encontro como uma oportunidade estratégica para integrar as lideranças cooperativistas e fortalecer a posição de Minas Gerais no mercado cafeeiro. “Ano passado, realizamos o evento pela primeira vez, e foi uma experiência muito positiva.”, lembra Scucato. “Será uma forma de fortalecer ainda mais a nossa atuação, integrando dirigentes, colaboradores e produtores em torno de temas relevantes para o setor”, afirma.
Programação e expectativas
Este ano, a programação do evento inclui painéis e palestras focados nos desafios e oportunidades do setor cafeeiro. Serão discutidos temas como a competitividade do mercado de commodities, o futuro das cooperativas de café em um cenário global e os programas do Sistema Ocemg voltados ao fortalecimento das cooperativas agropecuárias mineiras.
As vagas são limitadas e, para garantir a participação no Encontro das Cooperativas Agropecuárias Mineiras – Segmento Café, basta realizar a inscrição clicando neste link.
Sistema Ocemg também é destaque na SIC 2024
Além do Encontro das Cooperativas Agropecuárias Mineiras – Segmento Café, o Sistema Ocemg participará da Semana Internacional do Café com um estande exclusivo para destacar a força do cooperativismo mineiro. Na ocasião, algumas cooperativas serão parceiras na iniciativa. Entre elas estarão a Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig), que reúne 17 filiadas representando mais de 40 mil produtores, e a Coperativa Regional de Cafeicultures em Guaxupé (Cooxupé), com mais de 20 mil cooperados, dentre eles pequenos produtores, e atuação em mais de 330 municípios.
“Expor os produtos cooperativistas em um evento como a SIC é uma chance única de mostrar ao mundo a força do café mineiro. Essa vitrine internacional permite que nossas cooperativas se conectem diretamente com mercados e consumidores, fortalecendo ainda mais o setor”, conclui Scucato.