A força e o poder de uma marca bem trabalhada foram temas chave do XXIII Encontro Estadual de Profissionais de Comunicação, promovido pelo Sistema Ocemg no dia 22 de setembro.
Ao todo, 70 participantes, de cooperativas de todo o Estado, estiveram presentes no Auditório da Casa do Cooperativismo Mineiro durante o evento. Este ano, o encontro focou na elaboração de estratégias de comunicação pautadas na campanha nacional do Movimento SomosCoop e em um workshop, com atividades práticas e estudos de caso, que deram base para os participantes construírem um projeto contendo ações de comunicação alinhadas à proposta de valor, com destaque para as vantagens competitivas e comparativas da marca “cooperativismo”.
Responsável pela abertura do evento, o vice-presidente do Sistema Ocemg, Samuel Flam, comentou sobre as várias formas de se comunicar e como a comunicação é importante na vida das pessoas e, cada vez mais, no desenvolvimento das organizações. Ele deixou ainda um alerta: “na mesma medida que temos a liberdade de nos comunicarmos, precisamos ter responsabilidade de como falamos e nos comunicamos”.
Palestrante do evento, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araújo, apresentou um panorama atualizado da campanha Movimento SomosCoop, de valorização e difusão do cooperativismo em âmbito nacional. Frisando o quão relevante é a adesão das cooperativas nessa iniciativa, por meio do carimbo SomosCoop ou de ações alinhadas com a Unidade Nacional, ela comentou sobre o reforço da marca cooperativismo e como o setor tem diferenciais que devem ser trabalhados na comunicação das organizações. “O cooperantíssimo, apesar de ter 100 anos, é muito contemporâneo, e tem características que as pessoas precisam e buscam em um negócio”, completou.
O instrutor do workshop, professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Fred Albuquerque, aprofundou durante o seminário sobre os conceitos de branding, valorização da marca, segmentação de público, entre outras estratégias primordiais para uma comunicação assertiva. Para ele, mais do que nunca, “Comunicação não é o que você ou sua empresa dizem, mas o que os outros ou os clientes entendem”.
Conhecimento e prática
Os participantes destacaram o alinhamento das cooperativas com o Movimento SomosCoop e os trabalhos práticos do workshop como pontos altos do evento.
“Iniciar o encontro com o fomento do SomosCoop foi muito importante, porque as cooperativas precisam entender melhor sobre o propósito desse movimento para que possam levar para si e carregar a bandeira, mostrar o cooperativismo e fortalecer a campanha. Foi um momento que ficarmos todos na mesma página sobre o que a Unidade Nacional está promovendo”, frisou a coordenadora de Marketing da Coopama, Aline Borges.
“A atualização e o conhecimento de novas técnicas de comunicação são muito interessantes. Assim como esse intercâmbio com colegas do setor de outras cooperativas, de diversos ramos”, destacou Mariele Souza, gerente de Marketing da Capul, que completou sobre a relevância do papel da comunicação nas cooperativas e a busca dos profissionais pela inovação e compartilhamento das informações para os cooperados.
Pela primeira vez em um evento na Casa do Cooperativismo Mineiro, Natan Vieira, assistente administrativo do Marketing do Sicoob Credicemn, contou que foi um momento de muito conhecimento e aprendizado. “Além do digital, o instrutor falou sobre o toque, o sentir, a experiência do consumidor com a marca, algo que é uma característica forte que precisamos passar por meio da comunicação dentro do cooperativismo”, disse.
“Tive muitos insights hoje, principalmente, quando a gerente de Comunicação do Sistema OCB falou sobre ensinar o beabá para as pessoas sobre o que é o cooperativismo, o que é uma cooperativa, para levarmos para nossa realidade, porque, às vezes, nem os próprios cooperativistas têm esse conhecimento. Queremos levar para eles e para a comunidade os valores cooperativistas”, finalizou Thalita Fernandes, assessora de Comunicação da Coosuiponte.