Evento reuniu 80 comunicadores de cooperativas de todo o Estado
A comunicação é inerente ao ser humano. Mas para ela ser efetiva e promover uma conexão real, precisa ser assertiva. Diferente do que muitos pensam, não é necessário orçamento alto ou ideias mirabolantes. É preciso compreender, acima de tudo, o que o outro precisa. Essa foi a principal lição do 15º Encontro de Comunicação, promovido pelo Sistema Ocemg no auditório da Casa do Cooperativismo Mineiro, no dia 6 de junho. O evento reuniu 80 profissionais responsáveis pelo setor dentro de cooperativas de todo o Estado.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, abriu o encontro destacando que a comunicação é um dos objetivos fundamentais do cooperativismo, que faz parte das diretrizes definidas no último 15º Congresso do Cooperativismo Brasileiro (CBC). “A comunicação é vital para o coop, pois ela fortalece a conexão entre as cooperativas e a comunidade, promovendo transparência e confiança. Uma comunicação eficaz permite que a sociedade conheça melhor o nosso setor, as nossas iniciativas, o desenvolvimento social e econômico que promovemos”, avalia Ronaldo Scucato. “Ao divulgar histórias de sucesso e projetos de impacto, o cooperativismo pode inspirar mais pessoas a se envolverem e apoiarem o movimento”, reforça.
A gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg, Juliana Gomes, deu sequência às atividades do encontro destacando o SomosCoop – Movimento criado pelo Sistema OCB, com o apoio das unidades estaduais, com objetivo de fortalecer o cooperativismo e aumentar seu reconhecimento na sociedade. “O movimento é essencial para comunicar a importância do cooperativismo e conectar mais pessoas a essa causa”, afirmou. “A campanha SomosCoop busca engajar cooperativas, agregando valor às suas marcas e serviços, enfatizando a relevância da comunicação estratégica para ampliar a exposição do coop junto à sociedade”.
A gerente acrescenta que o SomosCoop é uma ferramenta relevante para a comunicação das coops. “O cooperativismo é dividido em sete ramos, cada um com suas especificidades. Por isso, é desafiador comunicar de forma unificada. Através do SomosCoop, conseguimos trabalhar em conjunto, de maneira alinhada”, explica.
Comunicação que conecta
Juliana explica que o principal objetivo do encontro foi conectar e promover o relacionamento com as cooperativas, além de mostrar que o Sistema Ocemg se preocupa com cada uma delas e está disponível para fornecer orientações. “O tema foi pensado para que as cooperativas percebam que comunicar vai além do orçamento. O essencial é fazer a mensagem chegar ao público e, às vezes, isso pode ser feito da maneira simples.”
O workshop “Comunicação Corporativa: mais que verba, é preciso ter verbo” foi ministrado pelo jornalista, empreendedor e CEO da Árvore Comunicação, Rafael Araújo. Ao longo da programação, ele levantou questionamentos, apresentou cases e compartilhou percepções importantes para aprimorar a comunicação dentro das cooperativas. “Nosso setor está passando por uma transformação silenciosa, mas significativa, exigindo dos profissionais habilidades que vão além da criação”, afirmou. “Quero ampliar a visão das pessoas para entenderem que o grande desafio hoje é se conectar com o público de forma estratégica.”
Para Rafael, a maneira cooperativista de se comunicar é pertinente. “Quando falamos de cooperativismo, estamos falando de valores, de história, de envolvimento”, descreve. “Muitos usam isso bem, mas aqueles que ainda não compreenderam, têm o desafio de entenderem e colocarem em prática. Os comunicadores nunca param de aprender. A cada dia é preciso fortalecer o sentimento de aprendizado contínuo.”
Bagagens e aprendizado
O gerente de marketing da Cooperativa de Suinocultores (Suinco), Diego Leão, pretende implementar novas estratégias de comunicação na sua cooperativa após o Encontro. “Ainda enfrentamos dificuldades para ser reconhecidos como uma cooperativa de suinocultura”, explica. “Nossa participação neste encontro de comunicadores teve o objetivo de conhecer casos de sucesso e entrar em contato com outras realidades que possam contribuir para o nosso trabalho. Nossa expectativa era exatamente essa: ver como outras cooperativas se comunicam, as dificuldades que enfrentam e também compartilhar nossa experiência com as outras cooperativas.”
A assistente de Comunicação e Marketing do Sicoob Credesp, Marina Coeli, acredita que a maneira de se comunicar dentro do cooperativismo é diferente. “É mais suave e humanizada, pois tratamos pessoa por pessoa, cuidamos da comunidade e buscamos fazer negociações justas”, detalha. “Mais uma vez, saio de uma capacitação do Sistema Ocemg com novos conhecimentos, pois é sempre muito proveitoso. No encontro, percebi que pequenas atitudes e gentilezas fazem toda a diferença na forma de se comunicar.”
Para a analista de comunicação e marketing da Unimed Federação Minas, Luciana Neves, a principal lição do encontro é que, além de saber comunicar, é preciso se interessar pelo outro. “A comunicação é uma via de mão dupla, mas muitas vezes deixamos de lado a conversa saudável, o olhar nos olhos. Estamos perdendo a curiosidade, que é tão importante”, observa. “Precisamos lembrar como é estar presente e, na hora de criar estratégias de comunicação, entender os objetivos e propósitos de cada projeto, desde uma notinha até um grande evento.”
Próxima missão: comunicar!
Diferentemente da maioria dos participantes, o diretor do Sicoob Credibelgo, Flávio Mansueto, ainda não trabalha diretamente com comunicação. No entanto, ele foi convidado a participar do treinamento para entender mais sobre a área. “Nós reconhecemos que há espaço para melhorias na cooperativa. Na área administrativa, tudo é mais técnico e impessoal. Agora, queremos mostrar às pessoas como nossa cooperativa opera”, conta. “A lição que aprendi é que precisamos entender melhor as pessoas, seus desejos e necessidades. Não podemos esquecer que podemos contribuir para o dia a dia de cada um, e isso começa quando compreendemos a melhor forma de nos comunicar.”
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