Imagem - Ocemg
Notícias

Encontro de Gestão de Pessoas aborda a importância da regulação das emoções no mundo cooperativo

18/04/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Você já parou para pensar em suas emoções? Como reage a situações de pressão, tomada de decisões ou cobranças? Se autoconhecer e saber regular as emoções diante de desafios são importantes não só para a vida pessoal, mas para o mundo do trabalho, sobretudo no ambiente das cooperativas. Afinal, é a união das pessoas que move o cooperativismo. Quanto melhores as relações entre colaboradores, dirigentes e cooperados, maior a produtividade. Foi pensando nisso que o XII Encontro Estadual dos Profissionais de Gestão de Pessoas das Cooperativas Mineiras, realizado no dia 12 de abril, teve como tema a importância da gestão das emoções.

O evento reuniu na sede do Sistema Ocemg 90 profissionais de recursos humanos de cooperativas de todo o Estado, que participaram de dinâmicas e palestras, conduzidas pela educadora e especialista em disciplinas comportamentais voltadas para educação corporativa, Allessandra Canuto.

Na abertura, o presidente da organização, Ronaldo Scucato, deu boas-vindas aos participantes. “Gestão de pessoas vem antes da gestão de negócios, de todas as gestões. É a principal de todas elas, porque é a pessoa quem vai decidir, fazer e pensar”, observou Scucato, afirmando que, apesar do avanço da inteligência artificial, “nada afasta as pessoas da tomada de decisões”.

Allessandra Canuto enfatizou a necessidade de os profissionais nas relações de trabalho saberem colocar limites, se posicionarem de forma equilibrada, com respostas assertivas.” Isso só é possível, se as pessoas souberem lidar com suas emoções. Sem limites, todas as relações são improdutivas”, disse. A gerente de Pessoas do Sistema Ocemg, Andrea Mol também enfatizou que o autoconhecimento é importante não só para trabalhar as emoções, mas para saber lidar melhor com outro.

Ellen Bastos Costa, gerente de Gestão de Pessoas do Sicoob AC Credi, que participou pela primeira vez do encontro, disse que vai levar os ensinamentos sobre como controlar as emoções para o dia a dia na cooperativa. “Todo negócio demanda controle emocional. É preciso também regular as emoções para nos relacionarmos com os colegas e ter um ambiente acolhedor. Assim, geramos mais resultados”, destacou.

Facilitação gráfica

Além de sair munidos de conhecimento sobre como regular as emoções, os participantes puderam apreciar o trabalho dos artistas visuais Diogo Mendes e Douglas Vieira. Eles registraram com charges toda a palestra, tornando o encontro ainda mais leve e descontraído. E o momento será eternizado. “Vamos levar o painel para o estúdio, digitalizar e emoldurar, para entregar ao Sistema Ocemg”, disse Luiz Flávio Lima, um dos sócios da Alavanca Criativa, empresa responsável pelo trabalho artístico.

Dicas para cuidar do emocional: 

Segundo a especialista, as emoções emergem a partir de um evento positivo ou negativo. Esse evento gera um gatilho influenciado pela situação e pela base de dados emocionais formada ao longo da vida. Se o estado é de estresse, por exemplo, as pessoas tendem a não regular as emoções. As informações que remetem a episódios negativos do passado colaboram também para a desregulação. Daí a importância de se preocupar com a saúde e a qualidade de vida.

Veja algumas dicas:

  • Tente ressignificar a base de dados do passado. Não associe os problemas que vivenciou há vários anos a uma situação que se depara no presente. Evite esses fantasmas. Isso pode tornar um problema ainda maior, afetando nossas emoções;
  • Você não é a pessoa mais importante do mundo. Não leve todos os problemas para o lado pessoal;
  • Cuide da alimentação, faça atividades físicas, procure dormir bem;
  • Faça menos julgamentos em relação ao outro;
  • Tenha uma comunicação mais assertiva;
  • Seja empático. Mesmo que não concorde com a opinião do outro, compreenda;
  • Nos momentos difíceis, faça respirações profundas; alongue o corpo, assente-se e coloque os pés no chão, as mãos nas coxas; o corpo nos conecta com o mundo, daí a importância de temos consciência dele, para ficarmos mais tranquilos e regularmos nossas emoções.
Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg