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Encontro profissional discute tendências e prioridades de gestão de pessoas

25/03/2024
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Evento reuniu 75 pessoas de 44 cooperativas mineiras no auditório da Casa do Cooperativismo Mineiro

 

Abrindo a nova temporada de encontros profissionais de 2024, o Sistema Ocemg promoveu, no dia 19 de março, o XIII Encontro Estadual Profissional Gestão de Pessoas. O evento foi realizado no auditório da Casa do Cooperativismo Mineiro e reuniu 75 profissionais da área, de 44 coops mineiras.

O presidente da Organização, Ronaldo Scucato, fez a abertura do encontro. Ele fez questão de destacar a importância da gestão de pessoas para as cooperativas. “São os funcionários engajados e motivados que impulsionam o sucesso do modelo cooperativista, promovendo a harmonia entre os cooperados e colaboradores, a eficiência operacional e a sustentabilidade econômica”, frisa.

Realizada com o objetivo de promover uma reflexão sobre o protagonismo, visão sistêmica, pensamento crítico e competências do século XXI, a edição deste ano trouxe o tema “Tendências e principais prioridades de Recursos Humanos para 2024”. O workshop foi ministrado  pela consultora Lívia Torquetti, mestre em Gestão Estratégica de RH pela Universidade de Negócios Aplicados da Áustria, com 15 anos de experiência na gestão de times em empresas nacionais e multinacionais.

Lívia elencou as principais prioridades de RH para 2024, como o desenvolvimento de líderes e gestores, cultura organizacional, tecnologia, gestão de carreira e mobilidade interna. Já entre as principais tendências do setor, estão o aumento de solicitações de suporte, demandas conflitantes, novos desafios e cultura de produção, que é a realização de tarefas. “Gestão de pessoas vem antes da gestão de negócios e de todas as gestões. É a principal porque é a pessoa quem vai decidir, fazer e pensar”, destaca.

A consultora também salientou outro ponto preponderante na gestão, o erro. “Ele faz parte do processo de aprendizado e crescimento individual e organizacional. Em vez de punir pelas falhas, as empresas podem adotar uma abordagem mais empática e construtiva, em que os erros sejam tratados como oportunidades de aprendizado”. Segundo Lívia, quando os erros são reconhecidos como parte natural do processo, os funcionários se sentem mais encorajados a experimentar, assumir riscos calculados e inovar. “Isso reforça o vínculo com a empresa, pois as pessoas se sentem valorizadas e seguras em seu desenvolvimento”.

 

Intercooperação

Em seu segundo encontro profissional promovido pelo Sistema Ocemg, a assistente de Departamento Pessoal da Coopertáxi BH, Suelen Oliveira, destaca a intercooperação como uma das principais vantagens de eventos como esse.  “Fazem muita diferença para nós e, ao ouvir os depoimentos de outras pessoas, percebemos que elas têm as mesmas dores que a gente. É produtivo porque acabamos aprendendo com as experiências bem-sucedidas dos outros colegas também”, conta.

Jussara Monteiro, gerente de Gestão de Pessoas da Coagril, diz que para ela é um privilégio participar do encontro. “É muito instigante. Parece que a Lívia estava lá na nossa casa, observando toda a nossa realidade, dizendo tudo o que acontece com a gente. O Sistema Ocemg preparou este evento com muita dedicação e de uma forma muito responsável”, avalia Jussara, que foi ao workshop com duas colaboradoras da sua equipe.

Para Victor Ribeiro, analista de Recursos Humanos do Sicredi Conexão, saber das últimas tendências do mercado foi a principal marca do evento. É muito importante para desenvolvermos nosso trabalho de forma contextualizada e com mais excelência. Aqui estamos sabendo o que já vem sendo empregado com sucesso mundo a fora”, pondera.

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