Imagem - Ocemg
Notícias

Entrevistas, exemplos de sucesso e muita informação marcam lançamento do Dia C em Minas

04/05/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O lançamento do movimento Dia de Cooperar (Dia C) 2021 em Minas Gerais, no último sábado, 1º de maio, Dia do Trabalho, foi marcado por informação, entrevistas, novidades no setor cooperativista, interação e muito bate-papo. O evento foi transmitido ao vivo pelas multiplataformas da 98FM e atingiu uma audiência de 200 mil expectadores em todo o Estado.

Na abertura, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o Dia C e sua origem, em 2009. “Havia datas comemorativas para diversos setores e decidimos criar um dia para comemorar a cooperação. Mas o movimento não é só neste dia, ele se desenvolve durante todo o ano. As cooperativas atuam constantemente com ações de responsabilidade social. Por exemplo, aqui em Minas, são cerca 300 cooperativas desenvolvendo projetos nesse sentido, com mais de 200 mil voluntários e beneficiando nove milhões de pessoas. No Brasil, já atingimos a marca de 20 milhões de pessoas beneficiadas”, frisou.

O governador de Minas, Romeu Zema, enviou uma mensagem durante o evento parabenizando o Sistema Ocemg e ressaltou a sua satisfação ao ver o segmento prosperar no Estado, gerando oportunidades de emprego e renda para tantas pessoas e famílias.

Endossando a importância do cooperativismo para o país, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, frisou os resultados alcançados pelo setor. “Os números que o cooperativismo demostrou no final de 2020 foram extremamente positivos, mostrando a capacidade de gerar uma grande onda de prosperidade, mesmo em um ambiente de pandemia. Esta já é uma característica do segmento, mas não imaginávamos que teria tanta intensidade neste período de crise que vivemos atualmente”. E complementou, “no Brasil, não temos essa cultura da solidariedade, mas estamos evoluindo devido aos bons exemplos como o Dia C”.

ODS e Pacto Global

O alinhamento do Sistema Ocemg e das cooperativas mineiras com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a Agenda 2030 tiveram destaque. Para exemplificar, foi apresentado como o Dia C e o Programa Agentes de Transformação e Prosperidade Social (ATPS) contribuem com a pauta mundial. Vale ressaltar que, desde 2018, o Sistema Ocemg é signatário do Pacto Global das Nações Unidas.

O secretário executivo do Pacto Global no Brasil, Carlo Pereira, explicou sobre como as organizações signatárias podem contribuir com a Agenda 2030: “assumindo o compromisso de trabalhar questões ambientais, de direito ao trabalho decente e com foco na anticorrupção”.

“Era nosso caminho natural aderir aos ODS da ONU”, frisou a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, que alertou a respeito da responsabilidade das entidades e das cooperativas, mas também de cada pessoa nas pequenas atitudes do cotidiano para construir um mundo melhor.

Rafael Telo, coordenador da Rede Desafio 2030, da qual o Sistema Ocemg também faz parte, complementou que “o diálogo é fundamental para entender os ODS como factíveis e possíveis de serem inseridos no cotidiano das organizações e das pessoas”.

O projeto Agente Cooperativista de Transporte (Personal Shopper) desenvolvido por Coopmetro Sicoob Credimonte e Sistema Ocemg para capacitar profissionais de delivery na favela Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, foi um dos casos apresentados na ocasião. O presidente da Federação das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetranscoop-MG) e diretor da Coopmetro, Evaldo Matos, disse que a ação visa “gerar oportunidade de trabalho e renda para os moradores da comunidade”. Já Antenógenes Junior, presidente do Sicoob Credimonte, explicou que a iniciativa traz a essência do cooperativismo ao aliar o social com o econômico.

Confira aqui o vídeo com a fala do presidente Ronaldo Scucato sobre o Dia C.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg