Faltam poucos dias para a celebração do Dia de Cooperar (Dia C). O grande dia da celebração da solidariedade cooperativista será no próximo sábado (1º de julho), em todo o Estado, e promete ser ainda mais especial. Completando 15 anos em Minas Gerais, o movimento deve reunir um número recorde de cooperativas – cerca de 300, segundo estimativas do Sistema Ocemg.
Criado em 2009 pela entidade, o Dia C colhe resultados que merecem ser comemorados: mais de 490 mil voluntários envolvidos, mais de 14 milhões de pessoas beneficiadas no Estado e uma projeção nacional da iniciativa que, em 2015, foi vinculada à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), tornando-se o maior movimento cooperativista de voluntariado do país. De 2013 – quando as ações do Dia C expandiram as fronteiras mineiras e foram encampadas por outros estados – até 2022, já foram alcançadas mais de 26 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Em Belo Horizonte, o evento de celebração do Dia C promovido pelo Sistema Ocemg está marcado para as 9h, na Praça da Assembleia, com diversas atrações: degustação de produtos de cooperativas, recreação infantil, aferição de pressão, sessões de massagem, educação financeira, distribuição de mudas frutíferas, shows artísticos dos grupos Maria Cutia, Batuque Salubre Escola de Artes Instituto Unimed-BH, Coral Infantil Credicom, Soul Guetto e Charanga Pop.
Nos quatro cantos do Estado
A comemoração acontece também em municípios do interior. Em Patos de Minas, a Redecoop, que congrega 14 cooperativas, vai promover uma grande caminhada cooperativista na orla da lagoa. Ao longo do trajeto haverá tendas com prestação de serviços de saúde, lazer e informação. Mais de mil pessoas estão sendo esperadas para a ação na cidade que, este ano, excepcionalmente, será realizada em data diferente – 22 de julho, de 9h às 12h.
A Redecoop congrega 40 mil cooperados e emprega cerca de 2,9 mil colaboradores, gerando R$ 1,5 bilhão em receita bruta, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município e da região.
É importante lembrar que o Dia C acontece não apenas na data comemorativa, mas em todo o ano, e em todo o Brasil, por meio de ações permanentes de solidariedade das cooperativas.
Os projetos idealizados por cada cooperativa são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e mostram a face humana do setor, que atua em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.
Em Caratinga, por exemplo, o Sicoob Credcooper desenvolve o programa Nascente Viva, cujo objetivo é estimular o engajamento de voluntários em ações de preservação dos recursos hídricos. A ideia surgiu como forma de combater o problema da seca e da falta de água na região. Desde que foi criado, em 2016, a iniciativa já proporcionou a recuperação de 41 nascentes, beneficiando as comunidades do entorno e a economia local, pelo incentivo a uma agricultura sustentável. O foco principal é restabelecer as nascentes do Ribeirão do Lage, principal manancial da cidade.
A mesma cooperativa está engajada também com o Programa Revitalizar, relacionado à coleta seletiva, ao plantio de árvores e à utilização de fontes renováveis de energia. “Ao colocar em prática o princípio cooperativista do interesse pela comunidade, nos empenhamos em melhorar a vida de todos aqueles que estão ao nosso redor”, declara o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.