Imagem - Ocemg
Notícias

Estratégia e Gestão são foco de módulo do Programa ATPS

18/07/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

As cooperativas que integram a edição atual do Programa Agente de Transformação e Prosperidade Social (ATPS) deram um importante passo na construção dos projetos que serão lançados ao final deste ano: elas tiveram a oportunidade de discutir e construir o Mapa Estratégico e Ferramentas de Gestão. O grupo se encontrou no dia 11 de julho, no Centro de Treinamento do Sistema Ocemg.

O ATPS é uma iniciativa conjunta do Sistema Ocemg e da Fundação Dom Cabral (FDC), que tem como objetivo promover projetos de desenvolvimento sustentável, abrangendo aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais locais. O projeto se destaca por sua metodologia diferenciada, que incluiu não apenas módulos de conteúdo, mas também mentorias virtuais, que auxiliam as cooperativas a elaborar projetos que serão desenvolvidos ao final de seus ciclos.

Pedro Lins, professor associado da FDC e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do programa ATPS junto ao Sistema Ocemg, destacou a importância da criação do mapa estratégico. “A ATPS ajuda os cooperativistas a identificar ações de impacto, transformação e prosperidade social nas quais eles podem atuar. E este módulo ensina como aplicar esse conhecimento dentro das próprias cooperativas, desde a definição de uma linha de visão de curto, médio e longo prazo até a gestão financeira do projeto. Portanto, as ferramentas de gestão não apenas auxiliam no desenvolvimento do projeto, mas também capacitam os cooperativistas responsáveis”, frisou.

Milton Teixeira, do Sicoob Credicopa de Patos de Minas, ressaltou a importância do cooperativismo e do ATPS: “Vimos que estávamos aqui praticando o verdadeiro cooperativismo, vivenciando seus princípios. Aprendemos a cooperar em prol da comunidade local. Nosso projeto é uma Mandala para os pequenos produtores rurais que estavam perdendo sua renda, especialmente aqueles que trabalhavam com leite e não conseguiam competir. Queremos ajudar esses produtores a permanecer no campo, evitando que busquem empregos precários na cidade”, explica.

Já Izabella Amaral e Alessandra Gomes, da Sicoob Credivale, destacaram o legado que o programa proporcionará: “Nossa cooperativa atua diretamente no desenvolvimento econômico e social das regiões em que estamos presentes. O ATPS está alinhado com nossos objetivos e nos auxilia na execução desses princípios cooperativistas. Queremos deixar um legado por meio da realização de nosso projeto. Identificamos que a questão dos resíduos sólidos demanda atenção e muito trabalho. Atuamos em 23 municípios na região do Vale do Jequitinhonha e temos muito a contribuir, além de promover o desenvolvimento econômico nessas áreas”, afirmou Alessandra. Izabella acrescentou: “O que consideramos mais importante no programa é que ele nos ensina a criar projetos com perenidade, pensando não apenas no tempo em que estaremos na cooperativa, mas em dez, vinte anos, e no legado que podemos deixar”.

Em participação como palestrante, Anderson Cabido, diretor técnico do Sebrae/MG, compartilhou sua visão sobre a importância do programa ATPS: “Uma das principais crises que o país enfrenta é a crise de lideranças, uma crise grave que temos enfrentado por muitos anos. Portanto, programas como esse nos ajudam a formar líderes capacitados, preparados, sensíveis e qualificados para transformar a realidade de nossos territórios”. Cabido também ressaltou: “Defendo a ideia de que as cooperativas são agentes econômicos e precisam adotar uma conduta diferenciada. É necessário que elas desenvolvam projetos sociais sólidos uma abordagem econômica que cause impacto e transformação nas áreas em que atuam.”

O programa ATPS possibilita momentos enriquecedorores de aprendizado e troca de experiências entre os participantes, com o objetivo de fortalecer o cooperativismo e impulsionar o desenvolvimento sustentável e a prosperidade social em diversas regiões do Estado.

Para saber mais sobre o ATPS e outros programas desenvolvidos pelo Sistema Ocemg às cooperativas, entre em contato com um de nossos consultores pelo telefone: 3025-7072.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg