Imagem - Ocemg
Notícias

Estudo traça perfil do novo governo para o diálogo das coops com ministérios

24/01/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema OCB divulgou no dia 9 o Mapa do Cooperativismo no Novo Governo, estudo que traz informações sobre a composição e atuação dos 32 ministérios integrantes da atual estrutura do Governo Federal e que trazem impacto direto ou indireto para o modelo de negócios cooperativista. O Mapa reúne dados sobre ministros, desafios e oportunidades para o movimento no âmbito dos ministérios. No estudo, foram analisadas as estruturas regimentais de cada uma das 37 pastas criadas pelo novo governo para identificação dos órgãos que possuem relação com o cooperativismo.

O trabalho é importante para que o movimento cooperativista tenha a oportunidade de se aproximar dos novos interlocutores no âmbito do Poder Executivo, cuja configuração na Esplanada dos Ministérios foi modificada para acomodar o governo eleito e a base aliada. Para a produção do documento, foi realizado um mapeamento de temas relevantes que impactam o cooperativismo e estão em discussão em diversos grupos técnicos de cada órgão do Executivo.

O estudo identificou ainda os atores-chave do governo para estreitamento do diálogo e desenvolvimento de ações voltadas para a ampliação e estímulo dos negócios coop. O Sistema OCB pretende continuar o monitoramento de normativos e previsões orçamentárias que permitam identificar oportunidades para o modelo de negócios. Além disso, serão realizadas reuniões com os ministros e autoridades dos demais escalões identificados como de grande relevância para o setor.

“Mais uma vez estamos mapeando espaços e temas para dialogar com mais efetividade junto aos tomadores de decisões. Com isso, podemos demonstrar a grandiosidade do nosso movimento e como ele tem transformado vidas e levado prosperidade para pessoas e comunidades. Este estudo é importante, pois daremos passos seguros quando apresentarmos os pleitos de interesses das coops”, frisou o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas.

Fonte: Sistema OCB

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg