Imagem - Ocemg
Notícias

Evento de lançamento do Dia C 2022 reúne cooperativistas mineiros

13/04/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Fomentar as ações de Desenvolvimento Social no Estado por meio das cooperativas e do Dia de Cooperar (Dia C) estes foram os objetivos do evento de lançamento do movimento em 2022, realizado pelo Sistema Ocemg, ontem (12/04), em Belo Horizonte.

Retomando a tradição dos encontros presenciais para marcar o início das ações de voluntariado cooperativista no Estado, o evento contou com a presença de mais de 350 pessoas. Entre os presentes estava o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que lembrou o histórico de  criação do Dia C, em 2009, em terras mineiras, com o intuito de “realçar para a sociedade um dia dedicado ao cooperativismo”, e completou: “o movimento é um sucesso por causa de vocês, cooperativas, que abraçaram o projeto, além de que, em 2014, transferimos a tecnologia do Dia C para a OCB, que adotou e aplicou em todo o país, transformando-o no maior programa de voluntariado cooperativista do Brasil”.

A superintendente da OCB, Tânia Zanella, agradeceu a Unidade Estadual mineira por disponibilizar o Dia C para as demais cooperativas brasileiras e ressaltou que o setor teve papel importante nas ações de atendimento às demandas dos mais afetados pela pandemia nos últimos dois anos. “Seguimos firmes para mostrar que o cooperativismo de fato faz a diferença”, destacou.

Compromisso

Durante o lançamento, Scucato, acompanhado do vice-presidente e do superintendente do Sistema Ocemg, Samuel Flam e Alexandre Gatti Lages, assinaram junto ao provedor da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Roberto Oto Augusto de Lima, um termo de compromisso de doação de energia fotovoltaica para a instituição de saúde.

A iniciativa faz parte do Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro (MinasCoop Energia), lançado em 2021 pelo Sistema Ocemg, com vistas em promover e incentivar a implantação de microusinas de energia fotovoltaica pelas cooperativas, com doação de parte da energia gerada para entidades beneficentes.

“Nossa Santa Casa agradece, pois, além de receber energia limpa, contribuirá para nossa sustentabilidade financeira, que será muito importante para a instituição”, comentou o provedor.

Debates e novidades

A programação trouxe temáticas variadas dentro do universo da responsabilidade social, inovação e sustentabilidade. Como a fala da diretora de Relações Institucionais do Pacto Global da ONU no Brasil, Helen Pedroso, que frisou que a entidade acredita muito no Dia C como exemplo de aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente o de número 17 – Parceria e Meios de Implantação.

O Padre Fábio de Melo também foi um dos convidados a falar ao público acerca da temática Cooperação para a Prosperidade Social e frisou que “a dimensão cooperativista é eu ser um homem capaz de cooperar em tudo, ter a capacidade de me perceber como parte de um todo”.

Participaram ainda o presidente da Cooperativa, Yougreen, Roger Koeppl, a diretora da Hub de Economia Circular do Brasil, Beatriz Luz, e o palestrante Marcos Rossi.

A cobertura completa do Lançamento do Dia C 2022 será publicada na edição de maio do Jornal Cooperação. Para acessar as fotos do evento, clique aqui

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg