Imagem - Ocemg
Notícias

Eventos da cadeia produtiva de leite debatem cenário atual e futuro do setor

15/06/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg marcou presença, no início deste mês, em diferentes reuniões da cadeia produtiva de leite. Todos ocorreram em paralelo à Megaleite 2023, realizada entre 7 e 10 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Entre os compromissos, no dia 9 de junho, houve o Encontro Nacional dos Conseleites, sob a liderança do Conseleite Minas Gerais. Participaram representantes de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Mato Grosso, além de pesquisadores e professores da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e integrantes da indústria de laticínios. O Sistema Ocemg foi representado pelo assessor institucional Geraldo Magela. Durante o encontro foi realizada a integração entre os conselhos para o compartilhamento de experiências, metodologias e obstáculos observados em cada Estado.

Já o 6º Encontro Regional do Conseleite-MG, no dia 8 de junho, contou com a presença do presidente da CCPR e conselheiro do Sistema Ocemg, Marcelo Candiotto, representando a presidente do Conseleite-MG e gerente-geral da Unidade Estadual cooperativista, Isabela Pérez. Participaram do encontro ainda o presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite da Faemg, Jonadan Ma; o vice-presidente do Conseleite-MG e representante do Silemg, Yago Silveira; e o presidente da Abraleite, Geraldo Borges.

Cerca de 400 representantes de sindicatos, produtores e técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) se inteiraram sobre o Conseleite-MG, que é um instrumento que dá ao produtor previsibilidade do comportamento do mercado e referência para o valor do leite, um preço justo para indústria e produtor, permitindo uma relação transparente e mais harmoniosa entre os elos da cadeia. Até o momento, foram realizados outros cinco encontros nos municípios de Padre Paraíso, Leopoldina, São Francisco, Patos de Minas e Uberlândia, com a participação de cerca de 1000 produtores rurais.

Câmaras técnicas

A agenda do Sistema Ocemg contemplou também a reunião da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg, no dia 8/6, que contou com a participação do vice-presidente da Girolando, Luiz Fernando Reis; do criador da metodologia do Conseleite e presidente do Conseleite do Paraná, Ronei Volpi; e do presidente da CCPR, Marcelo Candiotto. O principal tema discutido foi a importação de leite subsidiado e de derivados lácteos, em especial de países do Mercosul como o Uruguai e a Argentina. O Brasil importou quase 70 mil toneladas de leite, creme de leite e laticínios (exceto manteiga ou queijo) no primeiro quadrimestre deste ano, de acordo com informações da plataforma ComexStat, do governo federal.

Por fim, em 9 de junho, houve a reunião da Câmara Técnica Setorial de Bovinocultura de Leite da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), quando representantes de segmentos da cadeia produtiva do leite estiveram reunidos com o secretário adjunto, João Ricardo Albanez, e outras autoridades. Foram discutidas estratégias para o enfrentamento dos desafios do setor, como questões tributárias, tramitação de projetos de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, importação do produto e iniciativas junto ao Governo Federal voltadas ao apoio ao setor, assim como atualização do Plano Setorial da Câmara Técnica, com a definição de ações para a cadeia. A analista do Sistema Ocemg, Diana Oliveira, acompanhou as reuniões, com foco nos interesses das cooperativas agro mineiras.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg