A 6ª edição do Workshop “Elas no Café” da Expocaccer reunirá, entre os dias 07 a 12 de fevereiro, um grupo de mulheres interessadas nos processos que envolvem a cadeia produtiva do café (da lavoura à xicara).
O encontro, que ocorre após mais de um ano de interrupção em função da pandemia, retorna seguindo medidas de cuidados orientadas pelos órgãos de saúde e trazendo uma programação diversificada, que inclui a parte teórica sobre a história da cafeicultura, especialmente no Cerrado Mineiro; casos de sucesso; estudo das metodologias de Classificação Oficial Brasileira (COB) e Specialty Coffee Association of America (SCAA). Além da parte prática, com aulas sobre os processos de torra e harmonização do café, bem como a visita a uma fazenda modelo da Região.
O evento visa, por meio de capacitação, reconhecer e promover o importante e crescente papel desempenhado pelas mulheres no mundo do café e oferecer um espaço que possibilite o conhecimento e a troca de experiências entre as integrantes.
De acordo com a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes, o Workshop Elas no Café vai oferecer às participantes informações e técnicas atualizadas. “Por meio dos cursos vamos apresentar o que há de mais atual no mundo dos cafés especiais. A ideia é proporcionar uma melhor compreensão sobre as várias etapas da cadeia produtiva que envolvem o café, desde teoria à prática, da lavoura à xícara, isso tudo com atenção especial aos processos de classificação, degustação, torra e harmonização”, explica.
No total, as integrantes terão uma carga horária de mais de 50 horas de curso, sendo realizado na sede da cooperativa. O público-alvo do Programa Elas no Café da Expocaccer é composto por cooperadas, esposas, filhas, netas de cooperados e colaboradoras. Atualmente, 15% do quadro de cooperados da Expocaccer é composto por mulheres.