Após dois anos de idealização, a Expocaccer embarcou, no dia 16 de outubro, o primeiro container de cafés especiais do Projeto “Ladies Of Expocaccer”. A iniciativa, que pertence ao Departamento de Cafés Especiais, visa evidenciar e promover os cafés produzidos por mulheres cooperadas.
O primeiro container com cafés do projeto marca a valorização do trabalho realizado pelas cafeicultoras, que veem na inciativa um incentivo de seguir produzindo o produto. “Existe uma demanda acentuada do mercado por cafés produzidos por mulheres e a Expocaccer é uma cooperativa que possui em seu quadro social cooperadas que fazem a diferença e que são exemplo em tudo o que fazem, estando envolvidas com processos de certificação, rastreabilidade e responsáveis pelos processos de pós colheita”, comenta a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes.
Uma pesquisa realizada pela Aliança Internacional das Mulheres do Café ” Seção Brasil “a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), divulgada por meio da publicação “Mulheres dos Cafés no Brasil”, destaca o Cerrado Mineiro pela importância e influência da participação da mulher na cafeicultura. De acordo com a pesquisa, a cultura do café nesta região é composta em sua maioria pela participação de mulheres em relação às demais lavouras do país, alcançando 50% entre mulheres que atuam na produção cafeeira estimuladas por laços de parentesco com o dirigente da propriedade e 95% quando a ligação de parentesco não existe.
Como parte das celebrações, no dia 23 de outubro, a Expocaccer vai promover lançamento oficial do Ladies Of Expocaccer. Em um café da manhã especial que será oferecido para todas as cooperadas, o evento fará uma apresentação oficial sobre o Projeto que mesmo antes de sua estreia, promete ser um sucesso.