Imagem - Ocemg
Notícias

Expocaccer revela campões da etapa regional do 9° Prêmio Região Cerrado Mineiro

19/10/2021
Imagem - Ocemg

No dia 14 de outubro, ocorreu a cerimônia de revelação da Etapa Campeões da Expocaccer, que apresentou os melhores cafés da safra 21/22 que concorrerão ao 9° Prêmio Região Cerrado Mineiro.

O evento foi aberto com a apresentação do Conservatório Municipal de Música Doutor José Figueiredo e conduzido pela cerimonialista Fernanda Viola. Por medidas de proteção à saúde, a cerimônia de revelação ocorreu de forma híbrida (presencial e online), com transmissão ao vivo de Patrocínio, cidade onde a Expocaccer está situada, e limitação da capacidade de pessoas, restrita aos produtores que apresentaram amostras à etapa.

O evento integrou uma das etapas do 9º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, trazendo como enfoque a intercooperação entre as cooperativas e associações do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM).

Abrindo a cerimônia, o presidente da Expocaccer e vice-presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro, ressaltou a importância da realização das fases para os produtores e para a cooperativa. “A Etapa Campeões Expocaccer marca um momento importante de um possível retorno às celebrações e da intercooperação que tanto prezamos entre as cooperativas e associações do Sistema RCM. Tivemos 190 amostras inscritas em nosso concurso e posso afirmar que foi uma tarefa difícil escolher 18 dentre tantos cafés excelentes. Isso nos orgulha. Saber que estamos cada vez mais crescendo em qualidade”, ressaltou Castro.

Também esteve presente na ocasião o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, entidade ligada à Região do Cerrado Mineiro que, por meio de um vídeo, parabenizou os produtores e produtoras participantes.

Durante o evento, houve ainda homenagens ao público feminino da cooperativa, por meio do Programa Elas no Café da Expocaccer; aos colaboradores; patrocinadores, e ao Educampo Expocaccer.

Sobre a Etapa

Para a Etapa Campeões Expocaccer, nas três categorias: Cereja Descascado, Natural e Fermentação Induzida, encaminharam amostras produtores (as), cooperados (as) e associados (as) do Sistema RCM.

Seguindo o regulamento do 9° Prêmio Região do Cerrado, a lista com os 18 nomes dos classificados (as), foi divulgada sem revelação das categorias dos produtores e suas pontuações, a fim de garantir maior expectativa ao concurso.

Este ano, a Expocaccer lançou como mote da Etapa a frase “Determinação que faz a diferença”, uma homenagem aos produtores do Cerrado Mineiro que mesmo diante das adversidades climáticas e da bienalidade negativa demonstraram, em mais uma safra, resiliência e fizeram a diferença na produção de qualidade.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg