O queijo mineiro, muito mais do que um simples alimento, representa também a cultura e identidade de quem nasce ou vive em Minas. Nesta semana, o Estado sediou a ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, a maior feira de queijos do Brasil. Em sua terceira edição, a iniciativa está sendo realizada entre os dias 24 e 27 de agosto, em Araxá.
O Sistema Ocemg apoiou o evento e teve um espaço institucional na ocasião para apresentar informações sobre a atividade leiteira cooperativista, que representa 19,7% da produção láctea do Estado. O queijo é apenas um dos produtos manufaturados pelas 21 cooperativas que atuam no setor. Juntas, elas produzem 11,7 toneladas de queijo por ano. Os dados são da edição 2023 do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro.
“As cooperativas geram oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento local em diversas regiões do Estado”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Atuamos diretamente em parceria com outras organizações e, sobretudo, junto aos poderes públicos, no sentido de contribuir com promoção do desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do leite.”
Com intuito de apresentar aos participantes e expositores da Expoqueijo os benefícios do cooperativismo, o Sistema Ocemg ministrou nesta sexta-feira (25/08), uma palestra com o seguinte tema: “Unidos somos mais fortes: como o associativismo e a intercooperação podem fortalecer a região e beneficiar a sua produção”.
“Vamos mostrar a participação do Sistema Ocemg não apenas na formulação de políticas públicas de apoio aos produtores de leite e de queijo, mas também no fortalecimento das cooperativas de produção agropecuária do setor lácteo e das ações desenvolvidas para apoiar a produção queijeira em nosso Estado”, explica Geraldo Magela, assessor institucional do Sistema Ocemg.
DE MINAS PARA O MUNDO
Apoiada pelo Sistema Ocemg, a ExpoQueijo é um espaço profissional de grande relevância para os produtores da iguaria, promovendo a troca de conhecimentos e experiências do setor. O evento também ajuda a impulsionar a produção estadual e posiciona o Estado como um importante player na indústria queijeira internacional.
“O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de queijo do mundo, atrás apenas da União Europeia, dos EUA e da Rússia. Por sua vez, Minas Gerais é a maior bacia leiteira brasileira. Entendemos que a ExpoQueijo é uma oportunidade ímpar de tornar o queijo das coops ainda mais reconhecido, abrir mercados e fomentar negócios para as cooperativas”, destaca Ronaldo Scucato.
Além dos negócios, a ExpoQueijo leva conhecimento para os empreendedores do setor e aproxima compradores e vendedores, gerando um grande impacto econômico, não apenas na agropecuária, mas também em bares e restaurantes, transporte, entretenimento e lazer, entre outros.
Neste ano, a organização da Feira espera receber mais de 35 mil pessoas no Grande Hotel Termas de Araxá, patrimônio histórico da cidade. No local, uma estrutura de 3.800 metros quadrados foi montada para abrigar a feira gastronômica e cultural.
Concurso Selo Ouro
Durante a ExpoQueijo 2023, acontece o concurso internacional que escolhe o queijo “Selo Ouro”, com participação no júri da gerente-geral do Sistema Ocemg, Isabela Pérez, que também é presidente do Conselho das Cooperativas de Produtores de Leite, Conseleite.
“A ExpoQueijo é um evento significativo para o mercado de queijo e valorização desse produto no país, reúne diferentes partes interessadas na produção de queijo e no seu potencial econômico, histórico e cultural. O Sistema Ocemg, em todas as suas frentes de atuação no cooperativismo e em parceira com outras organizações, tem um papel importante para o fomento da cadeia produtiva láctea no Estado e está atento ao cenário atual do setor. Inclusive, realizamos a reunião mensal do Conseleite durante a ExpoQueijo”, sinaliza Isabela Pérez.
Segundo a organização da Feira, foram mais de 410 produtores inscritos e 1.300 queijos de nove países: Brasil, Itália, Suíça, Canadá, México, Uruguai, Peru, Argentina e Nigéria.
Neste ano, o grande vencedor foi o Queijo Toscano, da marca argentina Quesería Ventimiglia. O produto, que teve inspiração suíça segundo o seu produtor Mauricio Couly, concorreu na categoria Queijo de Leite de Vaca Pasteurizado.
O cooperativismo também foi destaque no concurso, ganhando medalha de ouro e prata na categoria Requeijão Moreno e medalha de prata na categoria Queijo Mussarela Nozinho. Veja a relação dos ganhadores abaixo:
Categoria Requeijão Moreno:
Requeijão Toko – Medalha de ouro
Everson Pereira (Toko)
Associado desde: 20/08/2018
Requeijão Vó Luzia – Medalha de prata
Carlos Alessandro Lucas
Associado desde: 16/09/2010
Categoria Queijo Mussarela Nozinho:
Queijaria Dinda – Medalha de prata
Eduarda Barbosa Santos
Associada desde: 29/03/2022