Uma webinar especial, realizada no dia 27 de agosto, por meio de uma parceria entre Sistema Ocemg, Sebrae Minas e Sicoob, apresentou uma novidade para os cooperativistas mineiros. O Sicoob passou a operar em agosto linhas de financiamento com o Fampe, o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas, gerido pelo Sebrae. Na ocasião, mais de 230 dirigentes e gestores de cooperativas, bem como representantes de outras entidades, estiveram presentes assistindo a transmissão.
O objetivo do fundo é prestar apoio aos pequenos negócios na obtenção de financiamento bancário, atuando como avalista complementar das operações de crédito junto às instituições financeiras. O Fampe garante até 80% de financiamento bancário, limitado a um determinado valor, conforme o porte empresarial e a modalidade de crédito.
De acordo com o site do Sebrae “quando um Pequeno Negócio não possui todas as garantias necessárias para conseguir um financiamento, o Fampe pode complementar essa garantia. Ele pode ser acessado pelo MEI, ME e EPP quando solicitam financiamentos às instituições financeiras que são conveniadas ao Sebrae”.
Diante do cenário atual, a iniciativa chega em momento decisivo, tendo em vista que os pequenos negócios precisam de apoio para seguir em frente. E, como anunciou o gerente do Sebrae Minas, Alessandro Chaves, o Fampe chega ao Sicoob com um ponto importante a ser destacado que é o Crédito Assistido. “Esta é uma possibilidade de fazer o atendimento remoto junto às empresas na parte de gestão. A nossa diretoria fez um destaque de orçamento da ordem de R$600 mil para oferecer a primeira consultoria financeira gratuita, isso para consultores externos, porque com os consultores internos tem também uma equipe preparada para atuar”, explicou.
Chaves frisou que com o Sicoob as possibilidades de atuação são infinitas, sendo possível organizar workshops ou outras atividades junto aos cooperados, algo que não acontece com frequência com outras instituições financeiras, visto que as cooperativas têm um forte relacionamento com os associados. Lembrou ainda que a assistência técnica do Sebrae Minas ajuda a reduzir a inadimplência e diminuir os riscos das operações.
Na ocasião da webinar, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, afirmou que o “Fampe vai pulverizar a distribuição dos recursos e aquecer a economia local, fortificando-a e trazendo resultados sociais para a população dos municípios. E este é um dos focos do cooperativismo”. Atualmente, 184 cooperativas de crédito estão distribuídas por todo o território mineiro.
O presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, explicou que o Sicoob possui 4.837 milhões de cooperados, sendo que destes 943 mil são micro e pequenas empresas, das quais 281 mil estão em Minas. Ele frisou que a “combinação entre o Credito Assistido e o Fampe vai fazer a diferença para as cooperativas” e adiantou que já foram repassados R$ 44 milhões de operações de crédito com o fundo até o momento.
Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas afirmou que “o cooperativismo é algo encantador e que o programa se justifica por estes dados: em 198 municípios do Estado de Minas Gerais, a cooperativa de crédito é o único agente financeiro local. Isso traz para o Fampe uma grande importância”.
Em sua fala, o presidente do Sicoob Central Cecremge, Luiz Gonzaga Viana Lage, destacou que “mesmo diante do cenário de pandemia, os cooperativistas agiram com otimismo e que o Fundo é um caminho para sair desta crise atual de uma maneira positiva”.
“Esta era uma demanda antiga das nossas cooperativas e estamos muito satisfeitos com a parceria. No momento atual, os cooperados do setor agrícola estão se saindo relativamente bem, porém, aqueles do segmento de serviços e comércio irão carecer mais deste fundo”, comentou o presidente do Sicoob Central Crediminas,Geraldo Souza Ribeiro Filho, reforçando que, na última contagem, 55 singulares da central já haviam aderido ao Fampe.
Elson Rocha Justino, Superintendente do Sicoob Central Crediminas, complementou ainda dizendo que a parceria com o Sebrae Minas foi de grande significância e favorecerá todo o Sicoob nacionalmente.