Imagem - Ocemg
Notícias

Final do 18º Coopsportes reúne cooperativistas de todo o Estado

20/09/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Animação, esportes e cooperação marcaram as finais do Esportes Cooperativos de Minas Gerais (Coopsportes), que ocorreram nos dias 17 e 18 de setembro, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. No total, 420 atletas, de 39 cooperativas, representando 30 cidades, estiveram presentes e participaram de jogos nas modalidades de futsal, futebol Society, peteca, tênis de mesa, vôlei de dupla, truco, buraco, sinuca, dama e xadrez.

A abertura do evento ficou com o vice-presidente do Sistema Ocemg, Samuel Flam, que abordou a importância do Coopsportes para o setor cooperativista. “Vivemos em um mundo polarizado e cheio de conflitos, e trazermos todas estas pessoas para estarmos juntos neste momento, mostrando que a cooperação, por meio do esporte, aproxima as pessoas”, frisou, ressaltando que o cooperativismo no mundo atual se sobrepõe, reunindo as pessoas, colocando-as rumo ao mesmo objetivo.

A gerente Geral do Sistema Ocemg, Isabela Perez, complementou que o retorno dos jogos ao presencial é muito relevante. “A integração que este evento proporciona reforça o espírito cooperativista, de cooperação, de ajuda mútua, em que o esporte e o cooperativismo se entrelaçam”, disse.

Entre os participantes, o clima de descontração e cooperação era único. Higor Miranda, auxiliar de abate da Cogran, de Pará de Minas, esteve na final pela primeira vez e ressaltou sobre a importância de competir e de levar o nome da cooperativa nos jogos. Para ele, a iniciativa é ótima, envolvendo esportes e trazendo alegria, entretenimento e amizade. Já Emerson Vieira, motorista na Coocafé, de Lajinha, participa do Coopsportes desde 2010 e disse que todos estavam com saudade do evento.

“É muito bacana estar de volta ao presencial, retomando depois da pandemia. Estamos voltando com tudo. O Coopsportes é bom para nos reunirmos e vermos na prática o lado social do cooperativismo”, comentou Thiago Alves, analista de Sistemas da Consul, de Ipatinga.

Pholiane Oliveira, coordenadora do Sicoob Credivale, de Itabira, reforçou que o evento está totalmente alinhado aos propósitos da cooperativa que é de entrega social, intercooperação e integração. “Só temos a ganhar, porque conhecemos pessoas e culturas, trocamos ideias entre nós, sem contar que fomentamos e fortalecemos o esporte”, frisou.

Sobre o Coopsportes

Depois de dois anos afastados das quadras e tabuleiros de jogos presenciais, realizados pelo Esportes Cooperativos de Minas Gerais – Coopsportes, os dirigentes, funcionários e cooperados das cooperativas mineiras finalmente puderam retirar os uniformes do armário para a 18ª edição do evento.

Realizado anualmente pelo Sistema Ocemg, o Coopsportes busca incentivar a prática esportiva, o trabalho coletivo e a intercooperação. Ao todo, foram realizadas cinco etapas regionais classificatórias e a fase final em Belo Horizonte.

Clique aqui e acesse todas as fotos do 18º Coopsportes.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg