Imagem - Ocemg
Notícias

Formacoop 2024: encontro resgata as raízes do cooperativismo

15/02/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Programa é um dos mais antigos e visa o aperfeiçoamento dos cooperados

 

No dia 6 de fevereiro, a primeira  turma de 2024 do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas  – Formacoop, promovido pelo Sistema Ocemg, se reuniu em Belo Horizonte. Os participantes acompanharam uma palestra realizada no Centro de Treinamento da organização.  No total, 30 cooperativistas, entre dirigentes, conselheiros, gestores e empregados que têm funções gerenciais assistiram a uma apresentação sobre os pilares do cooperativismo.

Com a proposta de trazer à luz as raízes do cooperativismo, a palestrante Cândida Werner, consultora sistêmica e organizacional, relembrou a base doutrinária do modelo de negócios. “É importante compreender esses princípios e valores e aplicá-los sem que eles se percam com o tempo em função da rotina corrida do dia a dia”, diz.

Segundo Cândida, ampliar esse entendimento é essencial para que as pessoas encontrem seu propósito dentro de suas cooperativas. “Esse resgate dos valores cooperativistas nos permite caminhar sem perder a essência e isso deve ser feito de forma contínua”, explica. “As entidades devem entender que todas as ações, decisões e processos devem ter foco no cooperado, pois ele é a razão de todo trabalho. É preciso fazer tudo de propósito e com propósito”, enfatiza.

O tema do primeiro encontro está alinhado aos objetivos do Sistema Ocemg para 2024. “Neste ano, voltaremos as nossas atenções ainda mais para a formação das cooperativas. Por isso, iniciar outro Formacoop é um marco na nossa missão de promover o fortalecimento do setor em Minas Gerais”, reforça a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Sayar. “Ao relembrarmos os pilares, estreitamos laços e garantimos um futuro próspero para as entidades e comunidades em que estão inseridas”, considera.

Formação agregadora

O conselheiro de Administração do Sicoob Credicarpa, Donizeti José Ferreira, não abre mão de participar de programas como o Formacoop. Com 68 anos, 14 destes estão sendo dedicados ao cooperativismo. “Por mim, existiria um curso deste tipo toda semana. Já participei de inúmeras formações dentro do Sistema Ocemg, cada uma delas me trouxe mais conhecimento”.

Atuando em uma cooperativa que caminha para o seu 32º ano, Donizeti acredita que essas formações são importantes para buscar maneiras de lidar com a juventude atual e tornar o cooperativismo interessante para esse grupo. “As pessoas que estão começando agora querem saber exatamente onde estão sendo inseridas. Caso contrário, elas não ficam. Por isso, é importante que a gente as incentive a se engajarem no cooperativismo”.

Com 25 anos de existência, a Cooperativa de Transporte de Uberaba, Ubervan, está participando pela primeira vez do Formacoop. O presidente da entidade, Leonardo Duarte de Assis, levou para o evento a expectativa de troca de conhecimento. “Temos cooperativas de vários ramos na turma, por isso, acredito que seja um momento importante para essa troca de conhecimento entre pessoas do mesmo setor, mas de nichos distintos”.

Para ele, além da formação em si, o networking é algo essencial para o crescimento do modelo de negócios. “Passamos a conhecer diferentes formatos de trabalho e isso é muito agregador. É uma troca de experiência que nos leva a progredir, pois podemos conhecer mais sobre os processos de outras cooperativas e, quem sabe, colocar algumas ideias em prática e aprimorar ainda mais nosso trabalho, que é o objetivo final”, conclui.

Proposta do Formacoop

O programa foi criado há 20 anos para aprimorar as competências gerenciais dos participantes, por meio do fortalecimento técnico e habilidades comportamentais, além de promover um desenvolvimento mais abrangente e substancial. Cerca de 2.500 alunos já participaram do Formacoop, que já formou 100 turmas.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg