Nos dias 6 e 7 de agosto, a Casa do Cooperativismo Mineiro recebeu turmas de dois importantes programas de Capacitação do Sistema Ocemg. Na ocasião, cooperativistas participaram do módulo 7 do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores das Cooperativas Mineiras (Formacoop), e do módulo 3 do Programa de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (Formacred).
Gestão de Processos foi o tema das aulas do Formacoop, com o objetivo de capacitar as cooperativas para conhecerem e mapearem seus processos e, a partir de então, melhorá-los. “Normalmente, as turmas que participam do programa são muito interessadas. E o Sistema Ocemg, por meio da formação, tem uma preocupação em agregar valor para essas pessoas que estão aqui querendo fazer a diferença em suas cooperativas”, comentou o instrutor do curso Hober Dutra.
“Todos os módulos se complementam. No caso deste, acredito que tudo o que quisermos alcançar depende de processos, portanto, é algo imprescindível no cotidiano da cooperativa”, frisou Hélida Santana Magalhães, coordenadora da equipe multifuncional da Unimed-BH.
O Formacred, por sua vez, seguiu o módulo Organizacional, que é dividido em duas etapas. Segundo explicou o Instrutor Euder Lopes, o foco desta primeira etapa é na questão prática das sociedades cooperativas de Crédito, abordando aspectos de governança, risco, estrutura do Sistema Financeiro Nacional e do sistema cooperativista, entre outros assuntos.
“Existem pontos fundamentais a serem destacados no programa. Primeiro, a qualidade dos professores. Segundo, a necessidade que os membros do conselho têm de se aprimorar nessa área de atuação. Geralmente, o conselheiro vem do grupo de cooperados e, muitas vezes, não possui uma conscientização real do seu papel na cooperativa, que é de grande responsabilidade”, definiu o conselheiro do Sicoob Credicom, João Tadeu Leite dos Reis.
O Formacoop, desenvolvido desde 2000, busca promover constantemente a gestão profissionalizada e o fortalecimento do cooperativismo mineiro. O Formacred foi criado em 2015 para atender a uma demanda do Conselho Especializado do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB) e do Banco Central do Brasil.