Imagem - Ocemg
Notícias

Formatura da 12ª turma do Ópera evidencia humanização das coops

25/09/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Nesta quinta-feira, 31 gestores receberam o diploma do MBA em Desenvolvimento de Agentes em Cooperativas

O papel de um agente de desenvolvimento é crucial para promover o crescimento e a resolução de problemas em uma equipe ou organização. O agente é capaz de inspirar, influenciar e conduzir, com maestria, conversas difíceis sem perder a empatia.  Entre os desafios também está a capacidade de lidar com conflitos e tomar decisões difíceis para contribuir com o desenvolvimento contínuo e para o sucesso do grupo que faz parte.

Na esteira desse princípio, foi realizada a formatura da 12ª turma do Programa de Especialização em Desenvolvimento de Agentes em Cooperativas (Ópera). Na cerimônia realizada nesta quinta-feira (21), em Belo Horizonte, 31 lideranças de cooperativas mineiras receberam o diploma do curso de pós-graduação. O Programa é resultado de uma parceria entre o Sistema Ocemg, o Sebrae-MG e a Faculdade Unimed.

Idealizado em 1998, pelo presidente da Casa do Cooperativismo Mineiro, Ronaldo Scucato, e ex-colaborador do Sebrae-MG, o Ópera se destaca pelo foco no desenvolvimento pessoal, além do êxito do negócio cooperativo, já que, 39,2% da população do Estado tem algum envolvimento com esse modelo de negócio, que promove desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade. Por isso, a importância das coops se posicionarem, não apenas como agentes de desenvolvimento dos cooperados, mas de toda a comunidade em que estão inseridos.

Para Andrea Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável no Sistema Ocemg, o grande diferencial do Programa para outros cursos de MBA, é que o Ópera não prima apenas pela área técnica.  “É claro que a parte técnica é extremamente importante. Porém, também trabalhamos as áreas humana, comportamental, relacional, tanto dentro do próprio grupo, mas também fora”, observa. “Podemos fazer MBA de Gestão de Cooperativas em qualquer lugar do mundo, mas um curso como o Ópera, que ressalta o olhar para o comportamento humano, é só aqui em Minas Gerais”.


Andrea Sayar destaca os diferenciais da pós-graduação 

Douglas Cabido, diretor-técnico do Sebrae, parceiro do Sistema Ocemg no Ópera, corrobora com a opinião de Andrea Sayar e, em seu discurso, ressalta a importância do MBA para o coop mineiro como reforço dos princípios do DNA cooperativista.  “O cooperativismo é uma forma de agir, é um conceito de trabalhar baseado nos valores humanos, que perpassam o desenvolvimento territorial e a geração de produção de bens e serviços, de uma forma unida, que gera valor para todas as comunidades”, disse.

Da mesma opinião, compactua o diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob, Marco Aurélio Almada.  “Nosso MBA não é apenas para formar bons profissionais. Ele é muito mais do que isso. Ele se propõe a formar pessoas que tenham ambição de tornar a sociedade em um lugar melhor”, disse Almada, personagem de destaque do coop nacional e internacional,  que empresta seus conhecimentos e vivência ao curso como professor.

 

Sobre o curso

Com 21 módulos, o Ópera tem a duração de 14 meses e uma carga horária de 400 horas. Durante as aulas, os alunos recebem ferramentas para impulsionar a inovação na gestão cooperativista. “A nossa metodologia tem uma ideologia de construção das pessoas, não propriamente de formação, pois não pretendemos dar formato nas pessoas. Nosso objetivo é que os alunos aprendam a exercer o seu protagonismo, a sua liderança e não ficarem formatados”, explica o coordenador Pedagógico da pós-graduação, professor Inocêncio de Oliveira.

Os formandos estão saindo ainda mais capacitados e comprometidos com o crescimento sustentável das organizações em que atuam. “Temos uma turma com perfil de liderança, com espírito empreendedor e crítico, características muito importantes para o sucesso da nossa área”, avalia Fábio Gastal, diretor Acadêmico da Faculdade Unimed.

 

O que dizem os formandos sobre Ópera:

“Eu vou usar os ensinamentos para promover o desenvolvimento da minha cooperativa, da minha comunidade e da minha região. Os módulos trouxeram um conteúdo muito rico e irei compartilhar”

Meire Rosana de Castro, diretora-administrativa do Sicoob Copersul.

“O fio condutor do curso é o desenvolvimento pessoal de cada um, o compartilhamento de experiências dentro do grupo. Por isso, se torna um programa riquíssimo, pois aprendemos com as experiências de cada colega e dos facilitadores”

Gilberto Carneiro da Cunha, vice-presidente – Coopatos

“É muito bom esse trabalho que o Sistema Ocemg realiza na área de educação. Já estou em meu terceiro curso promovido por eles. Esse MBA é muito mais do que a formação acadêmica profissional de gestão. Ele promove o desenvolvimento pessoal de cada um”

Antônio Carlos Cioffi, Conselheiro da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom)

 

Crédito das fotos: Amanda Ketly

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg