A 30ª Assembleia do Fórum Permanente Mineiro de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), a primeira com o novo presidente Lucas Pitta, Subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ocorreu no dia 04 de abril, na CDL/BH, e contou com a presença do assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, titular do Conselho Deliberativo do órgão pela Unidade Estadual.
Durante a assembleia, foi apresentado o resultado das políticas públicas atuais desenvolvidas pelo Estado em apoio às micro e pequenas empresas. E o cooperativismo tem um papel relevante no debate sobre essas políticas, principalmente tendo em vista a participação destacada das coops financeiras na concessão de crédito aos micro e pequenos empreendedores do Estado e do país. Para se ter uma ideia, em 2022, o Sicoob foi a instituição financeira privada que mais liberou crédito pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), ficando com a terceira colocação geral, atrás apenas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Outro ramo importante no fortalecimento desse público é o agro, em que as coops têm atuação destacada junto aos pequenos produtores rurais, que estão inseridos nessas políticas públicas, assim como os micro e pequenos empreendedores de outros ramos como transporte, produção de bens e serviços, entre outros. “Nosso objetivo é participar das discussões e proposições de iniciativas, dentro do Fopemimpe, que irão beneficiar todo esse contingente de cooperados, apoiando e trabalhando pelo desenvolvimento sustentável local que eles promovem em todas as regiões do Estado”, destaca o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.