Em cerimônia realizada no dia 26 de julho, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou a reinstalação a Frente Parlamentar do Cooperativismo Municipal (Frencoop-BH) na presente legislatura, sob a presidência do vereador Marcos Crispim (PP) e participação dos vereadores Nely Aquino (Podemos), Fernanda Pereira Altoé (Novo), Bruno Miranda (PDT), Helinho da Farmácia (PSD), Juninho Los Hermanos (Avante), Reinaldo Gomes (MDB), Wanderley Porto (Patriotas) e o ex-vereador Maninho Félix (PSD).
O vereador Bruno Miranda foi o presidente da sessão solene que reuniu representantes de diversas cooperativas de Belo Horizonte. Em sua fala, ele destacou a importância do segmento cooperativista para o desenvolvimento econômico e social da cidade. “O cooperativismo é fundamental e nós já esperamos provocações para trabalhar e propor medidas para fortalecer o setor na cidade”, destacou. Os vereadores Fernanda Altoé e Helinho da Farmácia também demonstraram entusiasmo em trabalhar em benefício da causa do cooperativismo.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou a relevância da Frencoop-BH e reforçou sobre o setor: “o cooperativismo é reconhecido como ferramenta para alavancar a economia e atuar como órgão de mitigação das disparidades sociais. Mas entendo que o social é o resultado do desempenho econômico das cooperativas”.
Para marcar a data, o presidente do Sistema Ocemg e representantes das cooperativas mais antigas da capital receberam uma homenagem especial da Câmara Municipal. Foram agraciadas a CCPR (agro), Unimed-BH (saúde), Musicoop (trabalho), Coopeder (consumo) e Coomotaxi (transporte).