Imagem - Ocemg
Notícias

Frencoop é restabelecida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

02/10/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Em audiência pública, parlamentares destacam a importância do cooperativismo para o Estado.

A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) foi relançada nesta quinta-feira (28), em audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, solicitada pelo 1º-secretário, deputado Antônio Carlos Arantes (PL). Durante a reunião, foi debatido o cooperativismo através do seu papel exercido no desenvolvimento das cooperativas, dos cooperados e da economia mineira.

“É uma alegria estarmos fortalecendo o cooperativismo na Assembleia Legislativa por meio da nossa frente parlamentar. Quando criamos um movimento de valorização e temos o apoio do seguimento, como é o caso do Sistema Ocemg, e constatamos os resultados do trabalho desenvolvido por eles, vemos a importância do cooperativismo para Minas Gerais”, destacou o deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, que preside a Frente pela segunda vez.

O parlamentar fez questão de destacar o trabalho desenvolvido pela Casa do Cooperativismo Mineiro usando uma analogia. “São quase 800 cooperativas no guarda-chuva do Sistema Ocemg. É guarda-chuva muito resistente, não vira com ventania ou tempestade. Nunca deixa molhar quem está debaixo. São quase 800 cooperativas adimplentes, elas estão tendo muitas conquistas porque estão amparadas. Quando falamos do Sistema Ocemg e do Dr. Ronaldo Scucato (presidente da instituição), falamos de boca cheia, pois estamos nos referindo a um cooperativismo que se destaca no Brasil”, disse.

A audiência foi bastante concorrida e o auditório estava lotado. A diretoria do Sistema Ocemg foi representada pelo presidente, Ronaldo Scucato, pelo vice-presidente, Samuel Flam, pelo superintendente, Alexandre Gatti Lages, e pela gerente geral, Isabela Pérez.

Em seu discurso, Scucato mostrou que as iniciativas educacionais oferecidas pela instituição resultam no sucesso e no avanço das coops mineiras. “Temos parceiras como a Fundação Dom Cabral, considerada a 7ª melhor escola de negócios do mundo. Nós também levamos os gestores para fazerem cursos em universidades de países como Portugal, Suíça, Dinamarca, Reino Unido. Nos dedicamos para oferecer o que há de melhor no mundo para as nossas cooperativas, o que tem gerado resultados muito importantes para a economia mineira”, ressaltou.

Papel do Cooperativismo

A Frente é uma composição suprapartidária de parlamentares que buscam, em unidade, promover o desenvolvimento do cooperativismo no Estado. A deputada Leninha (PT), 1ª vice-presidente da ALMG, também fez questão de destacar a importância do coop para o Estado. “O cooperativismo é uma forma de organização da produção que eu acredito e considero justa, por isso a importância de mudanças legislativas que reduzam a tributação sobre o setor como um todo”, enfatizou.

O deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), vice-presidente da Frencoop, destacou o peso político da Frente. É um orgulho termos a vice-presidente da ALMG, deputada Leninha, e o primeiro-secretário da Casa, deputado Carlos Arantes, como membros dessa Frente. A Mesa Diretora da Assembleia está aqui em peso, o que é muito importante para o cooperativismo mineiro”, frisou.

A deputada Ana Paula Siqueira (Rede), secretária-geral da comissão, disse que a Frente está comprometida com o desenvolvimento social e econômico de Minas, considerando práticas sustentáveis, inteligentes e inovadoras, que geram oportunidades de emprego e renda. “Essa Frente é estratégica para que Minas Gerais avance cada vez mais. Para que os homens e mulheres do campo e dos grandes centros urbanos possam ser beneficiados dessa estrutura de cooperativismo que tanto avança no Brasil”, disse.

O deputado Bosco (Cidadania) destacou a pujança do agronegócio, que foi um dos responsáveis por salvar a economia do Brasil durante a pandemia. Em seu discurso, ele disse que uma das bandeiras da Frente será combater a concorrência desleal do leite importado da Argentina e de outros países. “Não podemos ver nossos produtores praticamente pagarem para produzir seu leite”.

De acordo com Isabela Pèrez, gerentegeral do Sistema Ocemg, o restabelecimento da Frencoop só reforça o compromisso do parlamento de Minas Gerais em desenvolver a economia regional. ”É um privilégio termos as Frentes Parlamentares do Cooperativismo, tanto estadual como municipal, muito atuantes. A Frencoop é uma ferramenta muito importante para a defesa dos interesses, além de propor projetos de Lei no Poder Legislativo”.

Segundo Isabela, a Frencoop possui uma ampla adesão dos deputados porque eles acreditam que o cooperativismo é um caminho para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Isabela também ressaltou o trabalho contínuo do Sistema Ocemg. “Estamos sempre indo aos gabinetes para explicar o nosso papel e mostrar que o cooperativismo é o caminho para o desenvolvimento do nosso Estado”.

Números do Coop

Durante a audiência, Alexandre Gatti, superintendente do Sistema Ocemg, apresentou aos parlamentares e ao público que estava presente na solenidade, um raio-x do cooperativismo mineiro. “São cerca de 2,8 milhões de cooperados associados a 781 cooperativas, que empregam 54 mil pessoas, gerando exportações de mais de US$ 1,5 bilhão”, enumerou.

Em sua apresentação, Gatti também detalhou a movimentação financeira do cooperativismo no Estado, que responde, sozinho, por 12,8% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas. Em 2022, foi registrado um movimento de R$ 118,4 bilhões. Neste modelo de negócio, 39,2% da população mineira está envolvida, de alguma forma, com o coop. As cooperativas do agro respondem por 21,9% da produção agropecuária mineira. No caso da produção de café, por exemplo, 57% vêm das cooperativas. No que diz respeito ao leite, o cooperativismo responde por 20% da produção.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg