No dia 13 de maio, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, alterou o decreto no 47.896, que instituiu o Comitê Gestor das Ações de Recuperação Fiscal, Econômica e Financeira – Comitê Extraordinário FIN Covid-19, com vistas a acompanhar e propor medidas em razão dos efeitos da pandemia no Estado.
O Sistema Ocemg é uma das instituições que integram o comitê juntamente com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel); a Associação Mineira de Supermercados (Amis); a Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (AC Minas); e a Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg).
“Integrar o comitê é um importante reconhecimento do cooperativismo como setor que contribui para o desenvolvimento de Minas. Por isso, em busca de alternativas que auxiliem os cidadãos e as cooperativas mineiras, nosso objetivo é levar proposições efetivas e bem balizadas por profissionais e por estudos de viabilidade, buscando a recuperação econômica do Estado após a pandemia”, ressaltou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, representante da entidade no Comitê.