No final de janeiro, o Governo de Minas lançou a terceira fase do Programa Minas Consciente, com a modernização do plano elaborado pelo Executivo estadual para garantir a retomada segura da economia no Estado durante a pandemia.
A iniciativa impacta mais de 650 municípios mineiros, que aderiram à proposta, e está sendo seguida de perto pelo Sistema Ocemg. “Nossa entidade faz parte, desde o ano passado, do Comitê da Covid-19 do governo estadual, portanto, está acompanhando permanentemente os desdobramentos do Minas Consciente. Isso porque as cooperativas atuam na maioria dessas cidades e serão diretamente impactadas por ações que visam retomar e incentivar as atividades econômicas em cada localidade”, explica Geraldo Magela, assessor institucional do Sistema Ocemg.
Magela ainda alerta para a importância das cooperativas estarem atentas ao plano, a fim de estarem alinhadas com as proposições do governo e seguirem suas atividades, com foco na retomada econômica dos municípios em que estão inseridas.
Dados do site da Secretaria de Estado de Saúde ressaltam que a fase 3 do plano acontece em meio ao início do processo de vacinação em Minas, prevendo o funcionamento de todas as atividades, independente da onda, porém, impondo mais restrições para garantir a segurança da população.
O objetivo das mudanças no programa, de acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, não é promover a flexibilização das atividades econômicas, mas regulamentar o funcionamento e intensificar o controle por parte dos órgãos públicos.
Para ficar por dentro das principais proposições da nova fase, clique aqui.