A UTI do Hospital Humanitas, da Unimed Varginha, acaba de receber o Selo UTIs Eficientes do Brasil, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira Amib e pela Epimed, especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas, que melhoram a eficiência do atendimento hospitalar e a segurança do paciente.
O selo indica as unidades que obtiveram as melhores performances no ano, sendo a UTI do Hospital Humanitas uma das 158 instituições a serem contempladas com o reconhecimento, em um universo de mais de 1.800 unidades avaliadas.
A avaliação de performance é feita de acordo com as Matrizes de Eficiência do sistema “Epimed Monitor”, por meio de parâmetros de taxa de mortalidade padronizada (TMP) e de taxa de utilização de recursos padronizada (TURP), ambas ajustadas à gravidade do paciente.
Este reconhecimento celebra e concretiza os resultados de diversos investimentos realizados pela diretoria nos últimos anos, mas principalmente, representa o fruto de muito trabalho, esforço, comprometimento e dedicação de uma equipe multidisciplinar focada na qualidade do atendimento e na busca incansável por proporcionar o melhor cuidado aos pacientes.
“Há quatro anos somos monitorados pelo sistema Epimed e foi a primeira vez que fomos contemplados com o selo UTI Eficiente”, explica um dos coordenadores da UTI, Bruno Fioravanti de Paiva Pinto.
A Epimed e Amib afirmam que as instituições com “Selo de UTIs Eficientes” apresentam características comuns que contribuem para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade.
“É muito gratificante receber esse selo, nos deixa muito felizes e motivados a continuar evoluindo, mantendo bons resultados clínicos e alocação mais eficiente dos recursos no cuidado do paciente crítico da nossa UTI”, complementa e finaliza Dr. Bruno.