Imagem - Ocemg
Notícias

Hospital Unimed Governador Valadares investe em projeto para reforçar laços entre mães e recém-nascidos

09/11/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Hospital Unimed Governador Valadares investe em um projeto que busca contribuir para a construção de um vínculo ainda mais forte entre mães e filhos. Chamada de Árvore da Vida, a iniciativa consiste na criação de um desenho feito a partir da placenta das novas mamães. O objetivo, além de reforçar laços, é colaborar para que o momento do parto possa ser recordado por mais tempo pelas mães.

A Coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico e Obstétrico, Michelle Alves Lordes, explica um pouco mais sobre a iniciativa: “a arte é realizada com a própria placenta da mãe, que, depois de ser retirada, é lavada e pintada com tinta guache. Em seguida, a equipe carimba a placenta no papel e escreve várias informações sobre o parto e mensagens de acolhimento”.

Ela ressalta também a importância de toda simbologia contida na ideia. “A placenta já é considerada por esse nome de ‘Árvore da Vida’ pela semelhança do cordão umbilical com o tronco e da placenta com os galhos. Além disso, a placenta também é o órgão que dá início à vida, e só existe durante a fase gestacional”, completa.

Uma das primeiras puérperas a participar do projeto foi a beneficiária Isabela Lima Cupertino Pinheiro. “Essa ação foi algo que na verdade fica até difícil descrever, me emociona muito todas as vezes que vejo e leio a mensagem que deixaram. É algo de grande valor e significado pra minha família. Só tenho a agradecer por nos proporcionarem isto”, comenta Isabela.

Além de produzir a arte “Árvore da vida”, o projeto também busca propiciar o fortalecimento do laço entre mãe e filho, por meio do contato pele a pele, da amamentação do recém-nascido na primeira hora de vida e do alojamento conjunto 24 horas.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg