Imagem - Ocemg
Notícias

Imprensa destaca o protagonismo do coop mineiro

10/12/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Matérias alcançaram um público estimado de 1,2 milhão de pessoas, que puderam conhecer melhor a força do modelo de negócio cooperativista.

 

A Semana Internacional do Café (SIC), realizada no Expominas, em Belo Horizonte, colocou em evidência a força das cooperativas mineiras de café e mostrou a relevância do segmento para milhões de espectadores e leitores em Minas Gerais e no Brasil. Com grande repercussão na mídia, a participação do Sistema Ocemg no evento garantiu visibilidade para o café cooperativista mineiro em quatro matérias de TV, 13 notícias em jornais impressos e digitais, além de rádios. 

Na TV, as reportagens que destacaram a importância das cooperativas para o setor de café impactaram 191 mil telespectadores por minuto, em um total de 1,2 milhão de pessoas. Já nos meios escritos, o evento repercutiu em diversos veículos impressos e digitais, inclusive os três principais de Minas Gerais: O Estado de Minas, O Tempo e Diário do Comércio. 

“Esse reconhecimento mostra a importância do cooperativismo para a economia de Minas Gerais e do setor cafeeiro”, avaliou Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. “A SIC é uma vitrine para demonstrarmos a relevância das cooperativas mineiras e o impacto que elas geram não só no Estado, mas em todo o país”, completou.

 

Planejamento estratégico

A participação do Sistema Ocemg na Semana Internacional do Café (SIC) foi planejada para transcender os limites do evento e ampliar a visibilidade do cooperativismo. Além de dar visibilidade às cooperativas, o planejamento de mídia também conseguiu reforçar a conexão delas com o desenvolvimento sustentável e a geração de oportunidades. A repercussão destaca o potencial do cooperativismo de ser conhecido e valorizado pela sociedade. 

Dados do setor confirmam a importância do cooperativismo para a produção cafeeira: Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, responsável por 30,1 milhões de sacas na safra 2023/2024, de acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Desse total, 57,5% passaram por cooperativas. Ou seja, de cada 100 xícaras de café produzidas no Estado, 58 têm origem em cooperativas.

 

Coop na mídia

A participação do Sistema Ocemg na SIC 2024 gerou ampla repercussão nos principais veículos de comunicação, destacando o papel das cooperativas mineiras no fortalecimento da cadeia produtiva do café e sua relevância no mercado global. Confira a seguir as principais reportagens:

 

Cobertura na TV

 

TV Alterosa – Sul e Sudoeste de Minas

Reportagem especial sobre a presença do Sistema Ocemg no evento, com ênfase no impacto das cooperativas na economia cafeeira.

Clique e assista

 

Jornal Band Minas (20/11/2024)

Cobertura da abertura da SIC, destacando a participação do Sistema Ocemg.

Clique e assista.

 

Horizonte Notícia (21/11/2024)

Matéria sobre o impacto do cooperativismo na cafeicultura mineira.

Clique e assista.

 

+Geraes – TV Rede Minas (23/11/2024)

Destaques do evento, com foco na presença institucional do Sistema Ocemg.

Clique e assista.

 

Cobertura na mídia impressa e digital

 

O Tempo

20/11/2024: Discussões sobre os impactos das mudanças climáticas no café.

Clique e leia

 

21/11/2024: Matéria sobre a atração de 40 países para a SIC.

Clique e leia

 

22/11/2024: Destaque para Minas Gerais como referência em cafés especiais..

Clique e leia.

 

G1

20/11/2024: Programação da SIC com destaque para a relevância do evento.

Clique e leia.

 

Outros destaques:

Publicação sobre a SIC e o cooperativismo no portal oficial do Sistema Ocemg.

Clique e leia.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg