O Sistema Ocemg inaugurou ontem, dia 3 de setembro, em Belo Horizonte, o Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro, um espaço dedicado à capacitação e formação profissional, e que reunirá pessoas com o propósito de fortalecer o setor, bem como impulsionar o conhecimento sobre o cooperativismo.
A cerimônia reuniu autoridades do Estado e do setor, entre eles o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e as secretárias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, e de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.
Na oportunidade, Zema congratulou o cooperativismo e ressaltou sua relevância para o desenvolvimento de Minas. “O Centro de Treinamento possui uma estrutura que está dentro do que há de mais moderno em termos de tecnologia para a educação. Com certeza, virão muitos frutos deste trabalho”, disse. Segundo o governador, o segmento é parte importante para a retomada da economia do Estado por sua contribuição em diversos ramos.
“Sempre primamos pela educação e a inauguração deste espaço é a concretização de um sonho”, ressaltou o presidente da organização, Ronaldo Scucato, durante a inauguração. “Não esperamos que seja apenas um centro de treinamento, mas de conhecimento e de cultura, com foco na disseminação do cooperativismo”, completou.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nóbile, afirmou que a Unidade Nacional vê com admiração e respeito a conquista do cooperativismo mineiro. E frisou que “a materialização deste centro valoriza o trabalho do Sistema S”.
O vice-presidente do Sistema Ocemg, Luiz Gonzaga Viana Lage, disse que as expectativas com esse novo empreendimento são grandes, e ele acredita que a capacitação é a solução para a maioria das questões do cooperativismo.
De acordo com a gerente de capacitação da organização, Andréa Sayar, a intenção do novo espaço é “oferecer uma estrutura de treinamento compatível com o que o público espera, em termos de modernidade, tecnologia, criando um ambiente favorável para a aprendizagem. E também para os instrutores, que seja um espaço com recursos adequados para que possam ofertar a educação de alto nível, algo que temos conseguido alcançar até o momento”.
Para os dirigentes cooperativistas, trata-se de uma grande oportunidade de desenvolvimento do setor. “O Centro de Treinamento vai fazer crescer o cooperativismo, por meio de uma melhor formação dos líderes e de um novo modelo educacional que visa um crescimento exponencial das nossas cooperativas”, confirmou o presidente da Unimed BH, Samuel Flam.
“Será um espaço em que todos nós, cooperativistas, poderemos trazer nossas experiências e levar conhecimento para as cooperativas”, concordou o presidente do Sicoob Coopemata, de Cataguases, César Mattos.
Sobre o Centro de Treinamentos
O Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro conta com salas de aula e administrativas, além de auditório e área de convivência, distribuídos por 1.437 m2 de área construída, e tem capacidade de receber até 300 participantes simultaneamente.