As cooperativas mineiras já começaram a realizar seus projetos e a mobilizar voluntários para o Dia de Cooperar (Dia C) 2021. Para integrar este que é o maior movimento de voluntariado cooperativista do país, as cooperativas devem se inscrever no Sistema de Informação Gerencial (SIG) até o dia 18 de junho.
Os projetos podem ser individuais, intercooperativos com finalidades sociais, culturais, ambientais, econômicas, esportivas, educacionais, de empreendimento e geração de renda, ou com foco para o auxílio a pessoas, famílias e instituições afetadas pelos efeitos da Covid-19.
Para participar, os representantes cooperativistas deverão preencher a inscrição virtual no Sistema de Informação Gerencial (SIG), utilizando o número de matrícula e senha. As cooperativas e Postos de Atendimento (PAs) que realizarem o mesmo projeto de forma intercooperativa deverão realizar a inscrição uma única vez no SIG, contemplando todos os PAs e cidades participantes.
E, para otimizar a comunicação com o público, é possível baixar os diversos materiais com layouts e Manual de Identidade do movimento no blog do Dia C. Os kits da campanha não estão sendo enviados em função da pandemia.
Já inscritas no Dia de Cooperar 2021, algumas cooperativas estão colocando em prática as ações. Um exemplo é o Sicoob Credivass, de São Gonçalo do Sapucaí, com o projeto “Um por todos e todos por uma causa”. Iniciado em 1º de maio e com vigência, em princípio, até 30 de junho, a ação consiste em reverter parte da receita de toda compra realizada no comércio das cidades em que a cooperativa atua, por meio da função crédito do SicoobCard, para a aquisição de alimentos que serão doados a entidades beneficentes.
O gerente de Negócios do Sicoob Credivass, Daniel Moura, ressalta a dimensão do projeto, tendo em vista que a cooperativa possui Postos de Atendimento (PAs) em 34 cidades, sendo todas contempladas. Ele explica que a iniciativa, além de beneficiar o público atendido pelas instituições sociais, contribui para a movimentar o comércio local tão afetado pela pandemia. “Sentimos que colaboradores, comerciantes e cidadãos têm comprado a ideia do projeto e divulgado por meio de vídeos nas redes sociais”, complementa. Em 3 de julho, na celebração do Dia C, a cooperativa pretende divulgar a arrecadação total resultante da ação.
Já a Coopermoda, que realiza projetos no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, desde 2018, optou por uma ação com caráter de urgência para a população local. A cooperativa está arrecadando cestas básicas entre cooperados e parceiros para doação a partir do dia 20 deste mês de maio. O objetivo é atender a 50 famílias que moram na favela. A ideia, como conta a representante Institucional de Cooperativismo da cooperativa, Nalva Santos, surgiu a partir de uma conversa com um assistente social que atua na região, que contou que cerca de 5 mil famílias foram cadastradas alegando dificuldades financeiras neste período de pandemia. “A princípio, atenderemos às 50 famílias mais necessitadas e pretendemos prolongar esta ação”, pontua Nalva, frisando que o engajamento dos cooperados está bastante significativo neste Dia C.
Não deixe para última hora. Participe você também do Dia C 2021. Para conhecer todas as informações da campanha e se inscrever Clique aqui.