Imagem - Ocemg
Notícias

Inteligência Artificial pode fortalecer o coop

19/08/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Esse foi um dos temas centrais do 18o Encontro Profissional de TI. O evento, promovido pelo Sistema Ocemg, apresentou ferramentas tecnológicas importantes para o dia a dia das nossas cooperativas

 

A Casa do Cooperativismo Mineiro realizou, no começo de agosto, a 18ª edição do Encontro Profissional de Tecnologia da Informação (TI), com o tema “Ferramentas de Inteligência Artificial: IA para Produtividade”. O evento reuniu 81 profissionais da área de 47 cooperativas na sede do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte. O objetivo foi apresentar novas ferramentas que facilitam o dia a dia, demonstrando, de forma prática, a funcionalidade de cada uma.

“Nas primeiras edições desse encontro, falávamos de telex e mimeógrafo; hoje, estamos aqui para discutir Inteligência Artificial”, comentou, com bom humor, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “A tecnologia veio para melhorar nossa qualidade de vida, mas é sempre importante lembrar que existe um cérebro por trás de tudo isso. Precisamos acompanhar os avanços, mas não devemos temer que a tecnologia nos substitua. O cooperativismo tem tudo para se fortalecer a partir dessa ideia, por isso estamos aqui”.

Para a analista de performance do Sicoob Credialto, Maressa Moreira, eventos como este são fundamentais para manter as cooperativas antenadas às novidades do mercado de tecnologia. “A área de TI é muito voltada para a parte mental e lógica das operações da cooperativa. Pelo fato de termos muitas demandas internas no dia a dia, nem sempre temos tempo de pensar em melhorias, como a utilização da inteligência artificial para facilitar nossos processos”, explica Maressa. A profissional destaca, ainda, a importância da análise de dados dentro das cooperativas “Tomar decisões sem dados é como dar um tiro no escuro. Por isso, o setor de TI foi um catalisador para toda a inovação da minha coop. Antes, o setor estava atrelado apenas à infraestrutura, agora é um braço do desenvolvimento.”

 

SEGURANÇA EM FOCO

Para o analista de infraestrutura do Sicoob Central Crediminas, Bruno Ribeiro, estar atento às novas tecnologias e, principalmente, às questões de segurança da informação, é sempre fundamental. “Precisamos nos adaptar e estar preparados para a inovação nos negócios”, defende Bruno. “Nesse sentido, o conhecimento e a agregação de novas tecnologias são essenciais para trabalharmos a segurança da informação em cima da IA. Temos um Núcleo de Desenvolvimento que trabalha com inteligência artificial, mas sempre com um foco na segurança benéfica”.

Maressa Moreira, do Sicoob Credialto, concorda com o colega sobre a questão de segurança e acrescenta: encontros voltados para profissionais de TI, além de trazer mais conhecimento, evidenciam a importância de as cooperativas abrirem espaço para pessoas mais jovens assumirem posições de liderança. “Temos de aproveitar o melhor dos dois mundos: a experiência e a sabedoria dos mais velhos, junto com a inovação, garra e disposição de trabalhar dos mais jovens”, conclui.

Confira, a seguir, alguns dos temas abordados no encontro.

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O workshop “Ferramentas IA para Produtividade — Seleção e Ferramentas com Foco na Produtividade e Gestão de Tempo” foi ministrado por Álvaro de Barros, mestre em engenharia com ênfase em Inteligência Artificial.

“Nosso encontro foi bem prático; a ideia foi mostrar como a IA pode facilitar nosso dia a dia nos negócios, otimizando os processos”, detalhou Barros. “Hoje, o conhecimento é fundamental no mercado. Muitas pessoas têm receio de serem substituídas pela IA, mas ela nada mais é do que matemática básica. Quando entendemos isso, percebemos que não seremos substituídos por ela, mas sim por pessoas que sabem utilizá-la, afinal, a IA nos torna mais produtivos.”

 

SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA

Durante o encontro, a gerente de sustentabilidade da HP Brasil, Jéssica Teixeira, apresentou o programa HP Planet Partners, destacando as metas ambiciosas da empresa para se tornar a líder global em tecnologia sustentável.

“Nosso objetivo é reformular a cadeia de manufatura para desenvolver produtos cada vez mais responsáveis e sustentáveis”, afirmou. “Os computadores HP, por exemplo, possuem até 90% de alumínio ou magnésio reciclado, integrando um processo de circularidade que reduz a extração de novos minerais e está diretamente ligado às metas de ação climática da empresa.”

Jéssica detalhou as soluções de sustentabilidade que a HP está implementando em seus produtos, com foco nos computadores que possuem altas taxas de materiais reciclados. “O que mostramos foram os equipamentos que refletem essa nossa visão de sustentabilidade, com componentes que passaram por um rigoroso processo de reciclagem e reintrodução na cadeia produtiva”, destacou.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg