Imagem - Ocemg
Notícias

Intercooperação ajuda diferentes ramos e fortalece o cooperativismo

05/08/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Parceria entre cooperativas mineiras é destaque na terceira edição da Cooperação em Revista

 

A intercooperação, um dos pilares fundamentais do cooperativismo, vai além de uma simples colaboração entre cooperativas. Ela representa uma rota segura para criar redes saudáveis e sustentáveis, além de ser a chave para expandir horizontes no mercado. O sexto princípio do cooperativismo é uma estratégia poderosa que garante o crescimento e a sustentabilidade do modelo de negócios. Ao promover a união e a colaboração entre as coops, a intercooperação fortalece o setor, criando um ecossistema robusto e resiliente.

É o que acontece com a Cooperativa Central de Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), cujo trabalho de intercooperação é referência no coop mineiro. Desde a sua fundação, em 1948, a CCPR tem promovido parcerias estratégicas que impulsionam o crescimento e a sustentabilidade das cooperativas associadas.

Antes conhecida como Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), a CCPR nasceu da união de quatro cooperativas locais para solucionar o rompimento do abastecimento de leite na região metropolitana de Belo Horizonte. “Costumamos dizer que nas crises surgem as oportunidades, e com a CCPR não foi diferente”, afirma Ayla Micheline, gerente de Comunicação e Marketing da Central.

Atualmente, a Central atua em 280 municípios de Minas Gerais e Goiânia, com 31 cooperativas associadas, e além de comercializar leite, rações e insumos, tem projetos ativos de intercooperação com cooperativas dos ramos de transporte, crédito e saúde.

 

Parceria com outro ramo

Exemplificando a intercooperação, há 23 anos, a CCPR possui uma importante parceria com a Coopmetro, entidade mineira e que já é uma das maiores coops de transporte de cargas do Brasil. Antes dessa parceria, a Central possuía uma frota própria, mas sem as vantagens competitivas oferecidas pela Coopmetro. “A terceirização dos serviços trouxe maior eficiência para a logística da Central”, explica Leandro Sampaio, gerente geral do Suprimento de Leite na CCPR.

A Coopmetro, com seu sistema de monitoramento de caminhões, proporciona uma logística 4.0, segura e de qualidade, transportando em média 200 milhões de litros de leite por ano. “O conhecimento e o preparo de toda parte logística que eles têm faz o nosso leite chegar de forma segura nos pontos de distribuição, sem contaminação e sem atraso”, destaca Sampaio.

 

Compromisso com a qualidade

O compromisso da Coopmetro vai além do transporte, incluindo a capacitação dos cooperados e a garantia da qualidade do leite. Evaldo Matos, diretor administrativo da cooperativa, enfatiza que a entidade sempre teve o objetivo de prestar um serviço de qualidade, sempre pensando no próximo. “A gente não transporta só leite, a gente transporta saúde para as pessoas.”

A intercooperação também trouxe prosperidade financeira para a Coopmetro, que viu seu faturamento crescer de menos de R$1 milhão por mês em 2001 para cerca de R$32 milhões atualmente. “Se hoje conseguimos atingir esses valores, foi porque acreditamos no processo de intercooperação lá atrás”, celebra Matos.

 

Confira o conteúdo completo na Cooperação em Revista

A história da CCPR e suas parcerias são exemplos inspiradores de como a intercooperação pode transformar e fortalecer o cooperativismo. Para mais ler matérias como esta, confira a terceira edição da Cooperação em Revista, clicando aqui. Acompanhe também nossos canais de comunicação. Em breve, a nova edição já estará disponível para leitura em nosso site.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg