Demandas das cooperativas serão consolidadas e apresentadas no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC)
Cerca de 50 dirigentes cooperativistas do Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Mucuri estiveram reunidos nesta quarta-feira (31/01), em Governador Valadares, no primeiro Encontro Regional que o Sistema Ocemg está promovendo para discutir as necessidades do coop mineiro. As demandas serão apresentadas no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), realizado pelo Sistema OCB, entre os dias 14 e 16 de maio, em Brasília.
Por ser um ambiente de tomada de decisões e definição dos rumos do cooperativismo no País, o congresso é considerado o evento mais importante do setor. “Percebemos que as cooperativas da região estão muito empenhadas em contribuírem para ajudar na estruturação do nosso congresso nacional. Mais uma vez, o cooperativismo mineiro vem dando demonstração de apoio e prestígio. Por isso, as cooperativas do Estado avançam e estão na proa, dando exemplo para o restante do país”, relata Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.
O anfitrião, Ivo de Tassis Filho, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Ac Credi, ressaltou a alegria de receber o evento na sede da instituição. “É um sentimento de pertencimento, pois o Sistema Ocemg nos representa muito bem e nos coloca numa situação de destaque no cenário cooperativista brasileiro. Tivemos o prazer de trazer o encontro para a nossa casa, que é a casa de todas as cooperativas”, ressalta.
O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti, aponta outro viés do encontro, a intercooperação, por reunir vários ramos do cooperativismo, como a saúde, o crédito, transporte e o agropecuário. “O relacionamento institucional também é muito relevante para nós. A presença da diretoria da entidade na base, visitando as cooperativas, fortalece o relacionamento entre as instituições”, explica. De acordo com Gatti, a entidade espera que cerca de 350 dirigentes participem dos oito encontros regionais. “Estamos certos de que Minas Gerais vai contribuir muito para as discussões do CBC”, acrescenta.
Os próximos municípios a receberem o encontro serão Divinópolis (6 de fevereiro), Varginha (7 de fevereiro), Uberlândia (20 de fevereiro), Belo Horizonte (21 de fevereiro), Montes Claros (23 de fevereiro) e Unaí (5 de março).
Dinâmica do evento
O Encontro Regional foi dirigido pelo professor da Faculdade Unimed, Nemizio Antônio, especialista em cooperativismo e com 25 anos de experiência no setor. Em sua apresentação, ele mostrou as tendências mundiais e chamou a atenção para as cooperativas estarem preparadas para seguir a dinâmica do mercado.
Em seguida, o público foi dividido em sete grupos, onde cada equipe discutiu um tema distinto: ESG, intercooperação, inovação, negócios, representação, comunicação e cultura cooperativista.
Após 1h de debates, os grupos voltaram e apresentaram o resultado das discussões nos tópicos: oportunidades, ameaças, desafios. “Essas questões estratégicas provocam uma indagação nos grupos. A ideia é que eles apresentem uma proposta para trabalhar esses desafios, essas ameaças e possam aproveitar as oportunidades em relação aos sete temas que serão a base de discussão do Congresso Brasileiro de Cooperativismo”, afirma Nemizio.
Para Francisco Costa Júnior, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivale, o evento é crucial para o coop da região por discutirem assuntos que poderão se transformar em tomadas de decisões de âmbito nacional. “É muito importante ouvir a base, por isso, engrandece a todos nós, contribuindo para o fortalecimento do cooperativismo”, avalia.
União
A dinâmica foi aprovada pelos participantes. “Percebemos que temos os mesmos desafios e, de repente, conseguimos encontrar soluções melhores para que possamos nos fortalecer naquela região e ajudar nas dores uns dos outros, que muitas vezes não é a minha dor ou a de outra pessoa, mas a dor da comunidade que eu represento”, destaca Carla Maria Gonçalves Corrêa Generoso, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicenm.
João Marques, diretor presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce , destacou a união entre as cooperativas para alcançar maiores resultados. “Neste evento estão as pessoas responsáveis por impulsionar e disseminar o cooperativismo e que podem estimular a nossa cultura cooperativista em toda a sociedade. É muito bom poder trocar ideias e propor melhorias para crescermos juntos”.
Paulo Roberto Fontes, diretor-Presidente da Unimed Governador Valadares, compartilha do mesmo sentimento. “São nesses movimentos que saem as grandes ideias. Precisamos estar mais presentes e unidos para ficarmos mais fortes. Confesso que estar aqui me fez ficar emocionado. O Sistema Ocemg está de parabéns por esta iniciativa”, comenta Paulo Roberto Fortes.
Vagner Ribeiro dos Santos, presidente do Sicoob Credcooper, destacou a diversidade de mentalidades no Encontro. “Há mulheres, pessoas mais jovens, pessoas com mais experiência, tudo isso reforça a magnitude do evento, tornando-o mais atrativo e onde todos saem ganhando”.