Evento contou com 120 compradores internacionais e resultou em U$D 1,4 milhão em expectativas de negócios
O cooperativismo mineiro marcou presença na 12ª edição da LAC Flavors, maior conferência de negócios do setor de alimentos e bebidas da América Latina e Caribe, realizada em junho, em Manaus. Organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o apoio da ApexBrasil, o evento destacou a diversidade gastronômica da região como um atrativo para compradores internacionais.
Com mais de 120 compradores internacionais e 350 fornecedores da região, a conferência resultou em mais de U$D 1,4 milhão em expectativas de negócios para os participantes. Entre as cooperativas mineiras presentes, destacaram-se a Coopfam e a Coopemapi.
A analista de Negócios do Sistema OCB, Jessica Dias, ressaltou a importância do evento para o setor. “A participação das cooperativas na LAC Flavors foi muito positiva. O excelente resultado obtido demonstra a importância de eventos de promoção comercial, especialmente em rodadas de negócios internacionais”, explica. “Essas oportunidades são fundamentais para a diversificação de mercados e maior rentabilidade para as coops, pois possibilitam alcançar melhores preços de venda e, consequentemente, maior retorno financeiro para o cooperado,” afirmou.
Conexões e aprendizado
Rodrigo Araujo, comercial da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam), destacou os benefícios da participação na LAC Flavors. “Pudemos nos conectar com importadores de outros países que dificilmente teríamos acesso, caso não tivéssemos participado da conferência”, observa. “A experiência presencial foi muito rica, pois pudemos mostrar os produtos e entregar amostras aos interessados. Apesar de ainda não termos fechado nenhum negócio, fizemos contatos importantes e estamos confiantes que em breve se concretizarão”.
Ele também comentou sobre os principais benefícios obtidos nos workshops e rodadas de negócios. “Essas reuniões são importantes para interagir frente a frente com os compradores, mostrar os produtos e avaliar suas reações para ter percepções mais realistas sobre a aceitação do produto”, avalia. “Nos workshops, especialmente o de storytelling e design, pudemos aprender a melhor forma de contar nossa história e diferenciais de produtos” , completou.
Para Rodrigo, a conferência serve para o fortalecimento e a promoção das cooperativas brasileiras no mercado internacional. “Eventos como esse são de extrema importância para projetar nosso trabalho para o exterior, principalmente os de alta qualidade da agricultura familiar, que nem sempre têm acesso a diferentes mercados”, detalha. “A apresentação de nossos produtos ajuda não só a divulgá-los, mas também a percebermos quais são os diferenciais realmente valorizados pelos importadores, ajudando a direcionar melhor nossos discursos e apresentações”.
Abertura de novos mercados
A Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi) também celebrou resultados positivos na LAC Flavors. “Nossa experiência foi ótima. Abrimos mercado com uma cliente do Canadá e estamos em fase final de contrato. Foi um grande retorno para nós, pois conseguimos um contrato de entrega de um container por mês”, comemora o presidente da cooperativa, Luciano de Souza. “Além disso, fizemos contatos estratégicos com outros produtores, fator que também é de grande relevância”.
Além disso, Souza destacou a importância da capacitação obtida na LAC Flavors. “Os módulos de diferentes produtos e todos os temas abordados nos workshops, como o marketing digital, nos ajudaram a compreender melhor as demandas do mercado internacional”, observa. “Com isso, poderemos ajustar nossas estratégias de negociação para conseguirmos alcançar novas parcerias”, conclui.