Imagem - Ocemg
Notícias

Lançamento do Dia C 2023 em Minas recebe mais de 300 pessoas

02/05/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Mais de 300 pessoas participaram, no dia 27 de abril, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, do lançamento do Dia de Cooperar 2023, programa criado e desenvolvido pelo Sistema Ocemg, desde 2009,  para o estímulo ao voluntariado.

O evento reuniu no auditório Ouro Preto líderes de cooperativas, cooperados e funcionários de coops de todo o Estado, além de autoridades políticas e governamentais. O lançamento contou com palestras de referências em ações de responsabilidade social no Brasil e no mundo; além de premiações e da apresentação de iniciativas de cooperativas mineiras que ajudam na construção de um planeta mais sustentável e justo. Na oportunidade, a organização divulgou ainda  os resultados das campanhas feitas pelas cooperativas  do Dia C 2022, que beneficiaram mais de 580 mil pessoas em Minas.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou a importância do Dia de Cooperar, que se tornou referência para as cooperativas de todo o Brasil, impactando positivamente, hoje, na vida de 26 milhões de pessoas no país. “O Dia C não encantou somente o Brasil, mas todo o mundo”, disse, lembrando dos aplausos recebidos pela iniciativa mineira em conferência da ONU, na Malásia, com a presença de representantes de mais de 100 países.

As campanhas feitas pelas cooperativas em Minas atendem aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que incluem saúde e bem-estar, erradicação da pobreza e redução das desigualdades, além de energia limpa e acessível.

Já o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, falou aos participantes por vídeo. Ele parabenizou Ronaldo Scucato e o cooperativismo mineiro pelo Dia C. “Vocês têm muito do que se orgulhar. Que o Dia C de 2023 seja mais um ato para o bem da sociedade”, disse.

O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, afirmou que as ações do Dia C de 2022 feitas pelas cooperativas beneficiaram mais de 580 mil pessoas e envolveram 14 mil voluntários e 271 cooperativas, contemplando 365 cidades. “A meta para 2023 é aumentar o número de cooperativas participantes em 10%”, estimulou.

Durante o evento, foram presenteados simbolicamente sete representantes de cooperativas mineiras que participam do Dia de Cooperar desde a criação, em 2009,  com o Livro do Dia C 2022,  que reúne todas as campanhas feitas com os resultados alcançados. Exemplares da publicação serão enviadas via Correios às mais de 800 coops mineiras.  Representantes das cooperativas que participaram da campanha de 2022 foram homenageados com placas também entregues pelo presidente do Sistema Ocemg.

 

Casos de sucesso

Em painel mediado pela analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Rouzeny Zacarias, representantes de três cooperativas mineiras apresentaram projetos de sucesso voltados para a sustentabilidade e geração de renda para a comunidade em que estão inseridos

Fabio Junior de Carvalho falou sobre o projeto Nascente Viva desenvolvido pelo Sicoob Credcooper de Caratinga, que já recuperou 41 nascentes na região, colaborando para a melhoria da terra, cultivo do café e consequentemente para a economia da região.

Consuelo Freitas Melo, do Sicoob Divicred, compartilhou com a plateia os êxitos alcançados com o Programa de Tratamento de Resíduos Sólidos que gera renda para os catadores; bem como um projeto de incentivo à capacitação de mulheres para inserção do mercado de trabalho. Ainda contou sobre o Programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), do Sistema e aplicado na cooperativa junto aos colaboradores, visando sua melhor satisfação e rendimento.

Mateus Franco Severino contou sobre a experiência Projeto Protocolo Gerações desenvolvido pela Cooxupé, que reúne 18 mil cooperados, 90% deles pequenos agricultores ou da agricultura familiar. A ação dá suporte aos produtores para que consigam atender às normas para que café cultivado por eles seja certificado e inserido no mercado internacional.

Os assistiram também, pela manhã, à palestra de Amauri Souza, diretor executivo do Instituto Maurício de Sousa, que falou das ações sociais desenvolvidas pelo tio, o famoso desenhista Maurício de Souza, criador dos personagens da Turma da Mônica. À tarde foi a vez de Flávio Canto, um dos maiores nomes do judô nacional, mostrar como o voluntariado pode transformar vidas.  O encerramento foi com palestra show dos ilusionistas Henry e Klauss.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg