Imagem - Ocemg
Notícias

Lançamento do PDGC 2025 tem vagas esgotadas em tempo recorde e reforça o engajamento das coops mineiras

03/02/2025
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Com palestras sobre governança, inovação e sucessão, evento reunirá 600 dirigentes para discutir estratégias e desafios do setor

 

Comprovando a busca contínua do setor por excelência em gestão e governança, as cooperativas mineiras tiveram rápida adesão ao Seminário de Lançamento do 13º Ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Em apenas dois dias, com tempo recorde, as 600 vagas foram preenchidas, reforçando o compromisso das cooperativas do Estado com o aprimoramento de suas práticas.

Promovido pelo Sistema Ocemg, o evento acontece no dia 19 de fevereiro, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, a partir das 9 horas. A programação conta com cinco palestras de alto impacto, incluindo o encerramento com Zico, ex-jogador e referência na construção de equipes de alta performance dentro e fora dos campos.

O seminário marca a abertura de cada novo ciclo anual do PDGC e é um dos eventos mais esperados pelas lideranças do cooperativismo mineiro, sendo uma referência até mesmo para as demais unidades estaduais do Sistema OCB. Andréa Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, conta que um dos fatores de sucesso do evento é a programação, criteriosamente estruturada considerando pertinência, oportunidade, relevância e qualidade das palestras e painéis realizados. “Com abordagens estratégicas e tendo como público prioritário os presidentes, superintendentes, conselheiros e dirigentes das cooperativas do Estado, esse é o evento que abre a programação anual de educação, monitoramento e desenvolvimento sustentável promovida pelo Sistema Ocemg ao longo do ano”, destaca.

 

PDGC: uma ferramenta de transformação

Desde sua criação, em 2013, o PDGC se consolidou como um instrumento essencial para o desenvolvimento das cooperativas. Na edição de 2023, 426 cooperativas participaram do programa, representando cerca de 54% da base cooperativista do estado.

“O trabalho realizado em Minas Gerais com o PDGC é diferenciado, pois mobiliza a base cooperativista e gera resultados concretos”, afirma Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. “No Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão de 2023, seis em cada dez cooperativas premiadas eram mineiras, demonstrando a efetividade do programa.”

 

O que esperar do evento?

Este ano, o Seminário de Lançamento do PDGC contará com cinco palestras e um painel com especialistas reconhecidos em suas áreas, abordando temas como cultura de performance, sucessão familiar, governança e inovação. “A programação, mais uma vez, foi desenhada para trazer referências práticas e reflexões que provoquem o desenvolvimento contínuo das nossas cooperativas, além de contribuir com estratégias concretas para o setor”, destaca Andréa Sayar.

Confira a programação:

  • Abertura oficial
    Ronaldo Scucato — Presidente do Sistema Ocemg
    Horário: 9h

 

  • Momento Coop
    Alexandre Gatti — Superintendente do Sistema Ocemg
    Horário: 9h30

 

  • Palestra: Cultura de Performance
    Ricardo Basaglia
    CEO da Michael Page Brasil é referência em recrutamento de altos executivos.
    Horário: 10h

 

  • Painel: Governança e Sucessão Familiar
    Cláudio Machado e Daniela Sampaio
    Especialistas da FIA Business, instituição reconhecida na área de governança corporativa, conduzirão um painel sobre sucessão. O tema é essencial para cooperativas que buscam assegurar a continuidade da gestão com planejamento estratégico e transições bem estruturadas.
    Horário: 11h

 

  • Palestra: O que o Futuro nos Reserva? Tendências e Insights sobre o Futuro dos Negócios, Tecnologia e Inovação
    Daniela Klaiman
    Futurista e especialista em inovação, Klaiman trará um panorama sobre as principais tendências que impactam os negócios.
    Horário: 13h30

 

  • Palestra: A Força do Legado
    Luiz Porto
    Empresário do setor vitivinícola e responsável por transformar a Serra da Mantiqueira em uma referência na produção de vinhos premiados, Porto falará sobre a construção de um legado sólido e sustentável.
    Horário: 14h30

 

  • Palestra: Magia Dentro e Fora do Campo
    Zico
    Ex-jogador e técnico de futebol, referência em liderança esportiva
    Horário: 15h30

 

Com a palavra, os dirigentes

Mais do que um espaço para aprendizado, o seminário é uma oportunidade de fortalecer conexões e trocar experiências entre dirigentes cooperativistas. Confira o que dirigentes compartilharam sobre suas experiências com o PDGC e suas expectativas para o evento.

 

“O PDGC tem sido essencial para aprimorar nossa gestão e controles internos. Além disso, participar do lançamento nos permite fortalecer o relacionamento com outras cooperativas e buscar novas oportunidades de negócios dentro do cooperativismo.”

Fernando Paiva Posso, presidente da Uniodonto Poços de Caldas

 

“A palestra de Daniela Klaiman nos levará a pensar em como as tendências moldam a inovação e a adaptação das cooperativas. A transformação digital, a sustentabilidade, a automação e a personalização exigirão reinvenção constante. Quem souber se antecipar e liderar essas mudanças terá mais preparo e competitividade no futuro”.

Carla Maria Generoso, presidente do Sicoob Credicenm,

“Temas como governança e sucessão familiar são questões que fazem parte do nosso dia a dia e exigem atenção constante. Além disso, pensar na sustentabilidade e no futuro do cooperativismo é essencial. O evento será uma oportunidade valiosa para aprofundarmos esses debates.”

Rogério Lage de Oliveira, presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e Região (Cooperabaeté)

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg