Imagem - Ocemg
Notícias

Lideranças do cooperativismo mineiro participam de programa sobre ESG em Londres

18/08/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

33 dirigentes cooperativistas participam das atividades promovidas pelo Sistema Ocemg em parceria com a London Business School.

 

O coop mineiro está dando mais um passo rumo ao protagonismo do mercado ESG — sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança. Nesta semana, 33 lideranças cooperativistas do Estado participam de um programa de aperfeiçoamento no assunto, realizado na London Business School, em Londres. Essa é a primeira turma do Brasil a participar de um curso nesta instituição. Objetivo? Encontrar novas soluções para deixar os programas que eles já desenvolvem em suas cooperativas, relacionadas a essa pauta, ainda mais estratégicos, inovadores e capazes de gerar retorno financeiro para os cooperados.

“As cooperativas de Minas Gerais estão um passo à frente do mercado quando o assunto é ESG”, comemora o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Enquanto empresas comerciais estão começando agora a implantar projetos com foco no desenvolvimento das pessoas e das comunidades, o coop está aperfeiçoando os programas que realiza e buscando indicadores para medir o impacto social e econômico dessas iniciativas.”

O conteúdo das aulas do curso “Estratégias de ESG para Lideranças Sustentáveis de Cooperativas” é o resultado de um trabalho coletivo do Sistema Ocemg e da London Business School, com o objetivo de criar um entendimento coeso e aprofundado sobre o assunto. Entre os temas abordados destacam-se:

  • Apresentação de estratégias, processos e instrumentos de mensuração do desempenho do ESG na cooperativa e orientação sobre sua incorporação na organização;
  • Instruções sobre o desenvolvimento e implantação de políticas organizacionais e processos gerenciais de ESG vinculados às estratégias de negócios, compliance e desempenho das cooperativas;
  • Visão macroeconômica do impacto do ESG na geopolítica;
  • Criação de estratégias para equilibrar resultados financeiros com o propósito organizacional.

“Nosso principal objetivo, com esse curso, é ajudar as cooperativas a aperfeiçoarem as ações ESG que elas, naturalmente, já realizam”, destaca Andréa Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg. “Essa pauta é relevante do ponto de vista do desenvolvimento sustentável das cooperativas, refletindo-se não somente na imagem da organização, mas na longevidade e na rentabilidade do negócio.”

 

MISSÃO TÉCNICA

Os líderes cooperativistas que estão no curso “Estratégias de ESG para Lideranças Sustentáveis de Cooperativas”, em Londres, fazem parte de uma turma de dirigentes que está participando da trilha de conhecimento de Alta Performance em Gestão. O grupo já passou por outras 5 capacitações, em 5 países (veja relação abaixo).

“Eu me considero um privilegiado por fazer parte desse grupo”, comemora Fernando de Cerqueira, presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé). “Estamos tendo a oportunidade de vivenciar práticas relevantes em vários países e, em cada um deles, somos inundados por conhecimentos que nos ajudam a implementar boas práticas de gestão, governança e responsabilidade social em nossas organizações.”

O presidente do Sicoob Credicopa, Ronaldo Siqueira, é outra liderança entusiasmada com os cursos realizados até agora. Para ele, a capacitação em ESG tem tudo para ser uma das melhores realizadas pelo Sistema Ocemg em parceria com instituições internacionais.

“Na minha visão, a adoção de boas práticas em ESG permite que as cooperativas melhorem a sua gestão, aumentando a transparência, a eficiência operacional e a redução de riscos”, explica.

Defensor da pauta ESG — que ele reconhece como uma aplicação prática do sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade —, Siqueira foi responsável pela implantação de uma série de programas sociais que estão gerando valor e impacto social no Estado. Um deles resultou na instalação de uma usina fotovoltaica na Casa das Meninas — instituição de assistência social que atua na proteção à maternidade, infância e velhice de mulheres, em Patos de Minas.

Tudo começou com o lançamento de uma campanha solidária, que estimulou os cooperados a doarem dez centavos nas transações de pagamentos realizadas por meio do aplicativo da cooperativa ou do internet banking. Foram arrecadados aproximadamente R$ 200 mil, integralmente utilizados para a instalação de 72 placas de energia solar, com capacidade para gerar 65 mil kWh por ano para a instituição — volume suficiente para quitar o valor da conta de luz da associação.

“Com essa economia mensal, a instituição terá mais recursos disponíveis para atender cada vez melhor as idosas, crianças e adolescentes que assistem”, comemora Siqueira.

 

INTERCÂMBIO DE LIDERANÇAS

Os cursos da Trilha de Alta Performance em Gestão, desenvolvidos pelo Sistema Ocemg, foram criados para contribuir com o desenvolvimento permanente do cooperativismo mineiro em parceria com as melhores instituições de negócios e universidades no mundo.

De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, essas parcerias são uma oportunidade de apresentar para as cooperativas o que outros países têm feito  para elevar a alta performance de gestores. Até o momento, foram realizados 5 cursos:

  • Lidercoop, desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC);
  • Coop Management Program, em Portugal, com a Católica-Lisbon Scholl of Business and Economics;
  • Advanced Coop Management, na University of. St. Gallen, na Suíça;
  • Prime Coop Management, em Dublin, na Irlanda; e
  • Creative Leadership, realizado em parceria com a Kaospilot, na Dinamarca.
Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg