Imagem - Ocemg
Notícias

Lidercoop destaca gestão eficiente como premissa para o desenvolvimento sustentável

18/11/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

35 lideranças do coop mineiro concluíram o ciclo 2024 do programa e estão prontas para seguir para as etapas internacionais da jornada de formação em governança e gestão

 

O cooperativismo mineiro é referência nacional em qualidade de gestão. No último ano, o Estado foi o mais premiado do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão. As cooperativas de Minas entregam resultados e geram prosperidade não só para os cooperados, mas para as comunidades onde atuam. Segundo o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o segredo do sucesso está na capacitação das lideranças, com foco na gestão sustentável e de alta performance.

O Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop) é parte do portfólio de soluções educacionais disponibilizadas pela Casa do Cooperativismo Mineiro às cooperativas do Estado. São 96 horas de formação, divididas em seis módulos, que trabalham temas como finanças, marketing, governança corporativa, liderança, sustentabilidade, gestão de projetos e gestão de processos. A iniciativa é uma parceria do Sistema Ocemg com a Fundação Dom Cabral e marca o início da Trilha de Desenvolvimento de Lideranças de Alta Performance, que segue com uma jornada internacional de imersão e treinamentos para lideranças cooperativistas.

A turma 2024 do Lidercoop reuniu 35 dirigentes de cooperativas mineiras que se destacaram em governança e gestão. Eles se formaram na semana passada, ao concluírem os módulos “Sustentabilidade e Prosperidade” e “Liderança 4.0” do programa. O Lidercoop credencia lideranças cooperativistas a participarem das missões técnicas internacionais da Trilha de Alta Performance oferecida pelo Sistema Ocemg. A jornada de formação inclui as melhores escolas de negócios do mundo como a Católica-Lisbon School of Business and Economics, em Portugal, a University of. St. Gallen, na Suíça, a Trinity College, na Irlanda, a Kaospilot, na Dinamarca, a London Business School, na Inglaterra, e a Wharton University, nos Estados Unidos.

O professor Edgard Pitta, que ministrou o módulo ESG do programa, destaca: o curso proporciona a cada aluno uma visão bem abrangente e completa das principais tendências de governança e gestão. “Ele é quase um MBA para o gestor de cooperativa, ensinando tudo o que se espera hoje de um bom gestor: que tenha visão sistêmica e não olhe apenas para o resultado de curto prazo, mas, sim, para a sustentabilidade dos negócios no médio e longo prazos.”

 

Competitividade

Desde 2015, 363 gestores já passaram pela capacitação Lidercoop. Os módulos são constantemente atualizados, trazendo as mais novas tendências de governança e gestão. “Fazemos a revisão do conteúdo do programa regularmente para que o curso seja sempre incrementado com o que há de mais moderno e inovador, dentro de cada temática”, explica Andrea Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg. “Essa atualização contínua permite que os gestores acompanhem as tendências e mudanças do mercado, oferecendo soluções inovadoras que garantem a competitividade e a longevidade de suas organizações.”

Para o superintendente e executivo de Relacionamento, Marketing e Comunicação da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Lúcio Garcia Caldeira, cada módulo do Lidercoop apresenta soluções eficazes para os desafios enfrentados atualmente pelas cooperativas mineiras. “O curso alia a discussão teórica com uma abordagem prática que permite fazer exercícios e nos ajuda  a sair daqui prontos para implementar os recursos que aprendemos dentro da cooperativa”, afirma Lúcio, que participou da turma 2024 do programa. “As discussões foram muito importantes para esclarecer, por exemplo, a diferença de papéis do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva de uma cooperativa.”

O diretor executivo do Sicoob Frutal, Humberto de Lima Barbosa, aguardou com entusiasmo a oportunidade de participar do Lidercoop. Ele é o quarto gestor de sua cooperativa a participar do programa e garante: a espera valeu a pena. “Esse curso supera todas as expectativas, especialmente por fortalecer o entendimento da importância da cultura cooperativista. Afinal, hoje, um dos principais desafios do coop é fazer as pessoas entenderem a importância da cooperação e do respeito aos princípios e valores do cooperativismo.”

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg