Presidentes e representantes das cooperativas que compõem a Rede Coop Patos de Minas retribuíram, no dia 28 de janeiro, a visita ao prefeito da cidade, Luiz Eduardo Galvão. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura Municipal.
Na oportunidade, o grupo apresentou ao prefeito e à Secretária de Educação, Fabiana Ferreira Santos, o Programa de Educação Cooperativa, desenvolvido pelo Sistema Ocemg em parceria com as cooperativas, que têm como finalidade disseminar a consciência e a cultura da cooperação para professores e alunos em ambiente escolar e, por consequência, nas famílias e na sociedade.
O programa conta com o apoio das Secretarias de Educação dos municípios em que é aplicado e passa a integrar, de forma transversal a grade curricular, complementando às atividades já existentes.
O presidente do Sicoob Credicopa e da Rede Coop, Ronaldo Siquera, explica que foi uma reunião inicial, que já contou com o aval do prefeito para implantação do programa em cinco escolas da rede municipal urbana, contemplando 1.243 alunos do 6º ao 9º ano, podendo se estender, nos anos seguintes, para outras três da zona rural. O próximo passo será uma reunião da Secretária com a equipe da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg para alinhamento sobre a iniciativa, para que seja implementada este ano.
O grupo, formado por 13 cooperativas e entidades do setor, apresentou ainda os projetos cooperativistas para 2021 da Rede Coop do município. A Rede Coop Patos de Minas foi criada no final do ano passado, com o intuito de trabalhar intercooperativamente em prol do fortalecimento do setor cooperativista, gerando oportunidades, empregos, receita e faturamento para a população local.
Integram a Rede Coop Sicoob Credicopa, Sicoob Credipatos, Cooperal, Frigopatos, Cemil, Unicred Integração Minas, Cooperpluma, Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG, Unimed Patos de Minas, CCGC, Coopatos, Fecoagro e Suinco.