A descrição das iniciativas e resultados do Dia de Cooperar, realizadas pelas cooperativas mineiras que integraram a campanha em 2020, estão disponíveis no livro de Resultados do Dia C, lançado pelo Sistema Ocemg durante o Seminário de Responsabilidade Social, no último dia 7 de dezembro.
A versão digital da publicação está disponível neste portal, sendo que, no início de 2021, as cooperativas participantes receberão uma versão impressa do material. Para acessar o livro do Dia C, clique aqui.
Em um ano marcado pela pandemia do coronavírus, as ações do Dia de Cooperar foram essenciais para mitigar os impactos da Covid-19 na vida das pessoas. Vale ressaltar que 92% das ações da campanha em 2020 tiveram como foco auxiliar as pessoas e comunidades em função do contexto de pandemia.
Ao todo, foram 240 projetos, realizados por 267 cooperativas, espalhadas por 355 municípios mineiros. O movimento contou com a participação de 32.123 voluntários, culminando em quase 3,7 milhões de pessoas beneficiadas no Estado.
O livro do Dia C aponta ainda que os ramos Crédito, Saúde e Agropecuário foram os que mais se destacaram no desenvolvimento de projetos de voluntariado cooperativista. Do total de iniciativas realizadas, 49,1% foram de cooperativas de Crédito, 18,0% de Saúde e 18,7% do ramo Agropecuário.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, explica que a publicação é, ao mesmo tempo, um relatório de responsabilidade social do cooperativismo mineiro, e também um livro que conta a história dos projetos de cada cooperativa. “Ao descrever como foi a mobilização dos voluntários, a escolha da ação a ser realizada e os resultados daquela iniciativa, a publicação busca dar visibilidade ao engajamento das cooperativas participantes e conquistar cada vez mais parceiras para esse grande movimento de transformação social”, destaca.