Imagem - Ocemg
Notícias

Membros do Conseleite MG se reúnem em Belo Horizonte

22/10/2019
Imagem - Ocemg

Representantes do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado de Minas Gerais (Conseleite MG) se reuniram, no último dia 16 de outubro, na sede do Sistema Faemg, em Belo Horizonte. O presidente e a assessora da diretoria do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato e Isabela Perez, membros do conselho, integraram o encontro.

Na oportunidade, foram apresentados os valores de referência do leite, entregues no mês de outubro com registro de uma leve queda na primeira quinzena do mês. Devido à conjuntura econômica atual, constatou-se diminuição no consumo de derivados, o que levou à desvalorização nos preços do leite UHT, spot – mercializado entre empresas – em pó. A valorização dos produtos depende diretamente do consumo e isso interfere na estabilização do valor do leite a ser pago ao produtor na quinzena final do mês.

Criado em 2018, como instância que atua em prol da cadeia do leite como um todo, contemplando produtores e indústria, o Conseleite MG tem entre suas atribuições a criação de uma ferramenta que mensura o valor de referência do leite.

Divulgado mensalmente, esse valor considera o custo de produção do produtor rural e o custo de transformação pela indústria que compra o leite. Além disso, é disponibilizada uma calculadora para que cada produtor obtenha seu valor de referência particular. O preço real de cada propriedade deve contar com particularidades como volume, qualidade da produção, sua fidelidade junto ao laticínio, entre outros.

(Fonte: Sistema Faemg)

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg