O Sistema Ocemg iniciou na última semana, entre os dias 03 e 05 de março, um programa de mentoria para dirigentes de cooperativas do ramo crédito. Os encontros aconteceram no Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro reunindo dirigentes de cinco cooperativas, sendo que novas turmas estão programadas para ser realizadas ao longo do mês.
A iniciativa é voltada para cooperativas do setor que participaram, em 2019, do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A novidade faz parte das ações do Sistema Ocemg com vistas à continuidade do trabalho de melhoria contínua do cooperativismo mineiro em relação ao programa.
“Vislumbramos a oportunidade de discutir este momento, em que o Brasil registra a menor taxa de juros de sua história do país, sabendo que o segmento de crédito é muito importante para as comunidades e para as pessoas”, explica a economista e comentarista da Rádio Itatiaia, Rita Mundim, mentora do curso. Para ela, é preciso reafirmar a importância das cooperativas de crédito no financiamento da produção, estimulando a intecooperação e identificando as cadeias de produção por regiões.
Para João Noronha, vice-presidente do Sicoob Central Crediminas e presidente do Sicoob Credicaf, de Lajinha, para lidar com a volatilidade dos cenários é preciso conhecimento. “A grande moeda que levamos deste encontro é a informação. Termos uma profissional como a Rita Mundim para nos ajudar a entender essas mudanças pelas quais estamos passando é algo muito importante. Ela nos dá condições de aplicarmos, na base, as estratégias corretas perante a concorrência globalizada com a qual convivemos”, comentou.
“O network que é feito nesta oportunidade e as discussões abrem espaço para pensarmos em soluções diferentes do que está sendo feito pelas cooperativas do ramo. O que vale do sistema cooperativista é essa democratização do conhecimento”, complementou Sérgio Teixeira, diretor de Negócios do Sicoob Credioeste, de Abaeté.