Imagem - Ocemg
Notícias

Minas Gerais é o Estado com o maior número de cooperativas do Brasil

30/08/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Entenda por que o coop mineiro é destaque em crescimento e sustentabilidade no país

 

Minas é o Estado com o maior número de cooperativas do país: são 785, de acordo com o Anuário do Cooperativismo Mineiro 2024. De acordo com a economista Rita Mundim, o crescimento do coop no Estado tem uma explicação: Minas Gerais carrega o DNA do cooperativismo. “Nosso Estado é líder na produção de café e leite no Brasil, e grande parte dessa atividade é realizada por cooperativas”, analisa. “O cooperativismo tem se mostrado um modelo de negócios muito eficiente, garantindo qualidade e produtividade, além de ter um impacto econômico significativo no PIB estadual. Elas movimentam cerca de R$ 129,7 bilhões por ano, sendo responsáveis por 12,6% do PIB mineiro”.

 

ATRATIVIDADE

O número de pessoas que fazem parte de uma cooperativa também vem crescendo ano a ano em Minas Gerais. Em dezembro de 2023, eram 3,2 milhões de cooperados. “De 2013 a 2023, a adesão ao coop subiu 162% aqui, em Minas. Já o capital social das cooperativas aumentou 264% e o patrimônio líquido subiu 368%. Esses dados mostram a eficiência e a geração de riqueza do cooperativismo”, acrescenta Rita Mundim.

Com 76,7% das cooperativas mineiras superando a marca de uma década de atuação, o setor reafirma sua capacidade de enfrentar desafios e se consolidar como um pilar de desenvolvimento sustentável, especialmente nos ramos Agropecuário, Crédito e Saúde. “O cooperativismo é o modelo de negócios do século XXI. Ele não só traz prosperidade econômica, mas também promove justiça social e respeito ao meio ambiente, o que o torna cada vez mais relevante na vida das pessoas”, finaliza.

 

CRESCIMENTO NA PRÁTICA

Os excelentes resultados alcançados pelo cooperativismo mineiro nos últimos anos é o reflexo direto do aumento da competitividade das nossas cooperativas que, a cada dia, aumentam sua participação de mercado. Nosso Estado abriga a sede da maior cooperativa financeira da área de Saúde do Brasil: o Sicoob Credicom que, em 2023, ultrapassou a marca de 100 mil cooperados.

“Nosso sucesso é resultado de uma estratégia focada na segmentação”, explica o superintendente de Negócios da cooperativa, Ericke Perim. “Nos especializamos em atender as necessidades dos profissionais de saúde, oferecendo soluções financeiras especializadas e um atendimento humanizado. A integração do Sicoob Saúde foi fundamental para expandir nossa atuação e atrair novos cooperados”.

Com o crescimento da singular, vieram novos desafios. “Tivemos de adaptar nossa estrutura para suportar o aumento no número de cooperados sem comprometer a qualidade dos serviços”, destaca Perim. “Investimos em tecnologia e capacitação dos colaboradores, garantindo a excelência operacional. O prêmio ouro no PDGC reafirma nosso compromisso com uma gestão eficiente e sustentável”.

Outra cooperativa que cresceu significativamente no último ano foi o  Sicoob Divicred, localizado no município de Divinópolis, no Oeste mineiro. A entidade apostou nas possibilidades oferecidas pelo ambiente digital, responsável por 49,23% do aumento no número de cooperados. Sérvio Túlio de Carvalho, diretor coordenador financeiro, destaca que a estratégia digital tem sido fundamental para atrair um público mais jovem, reduzindo a média de idade dos associados.

“Nossos projetos voltados para os jovens não só ampliam nossa base de clientes, mas também asseguram o futuro da cooperativa ao engajar uma nova geração de cooperados”, afirma Sérvio, reforçando a importância da inovação digital no fortalecimento da cooperativa.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg