Eventos, homenagens e projetos destacarão o papel do cooperativismo no desenvolvimento do Estado
Nos próximos meses, o cooperativismo ficará ainda vez mais em evidência com o Ano Internacional das Cooperativas — um reconhecimento global da Organização das Nações Unidas (ONU) ao trabalho realizado pelo coop na construção de um mundo melhor. Para potencializar a divulgação do cooperativismo em Minas Gerais diante deste período celebrativo, o Sistema Ocemg preparou uma agenda especial de eventos e projetos. A programação será variada e abrange desde iniciativas culturais, como uma exposição fotográfica e projeção mapeada, a ações de relacionamento com o poder público com sessões solenes, passando ainda por estratégias de comunicação e projetos com foco no ESG.
Confira, com exclusividade, alguns dos destaques:
Ações especiais
A melhor maneira de mostrar como as cooperativas atuam no desenvolvimento das regiões onde estão inseridas é contando histórias reais de transformações por meio da cooperação. Por isso, está sendo planejada uma exposição fotográfica apresentando como e porque o cooperativismo faz a diferença na vida das pessoas. A realização de projeção mapeada em ponto turístico de Belo Horizonte, com imagens que fortaleçam o orgulho de ser coop, também faz parte da programação.
A intenção é que a sociedade conheça a força e o potencial do cooperativismo, que além de movimentar a economia, beneficia diretamente a vida das pessoas e das regiões onde as cooperativas estão inseridas.
Sessões solenes
A agenda de eventos deste ano também inclui sessões solenes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Esses eventos reforçam o papel estratégico das cooperativas e fortalecem os laços com o poder público. “A aproximação com os legisladores amplia a compreensão sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades mineiras”, destaca Geraldo Magela, assessor institucional do Sistema Ocemg.
Dia C 2025
O Dia de Cooperar (Dia C), maior evento de voluntariado do cooperativismo brasileiro, será celebrado em uma nova data em 2025: no final de agosto, próximo ao Dia Nacional do Voluntariado, dando mais destaque para as ações do programa. “O Dia C é uma oportunidade de mostrar, na prática, como o cooperativismo se coloca a serviço do bem comum, envolvendo milhares de pessoas em ações que transformam realidades”, afirma a gerente de educação e sustentabilidade, Andréa Sayar. Em breve, confira em nosso site todas as informações sobre o Dia C 2025 e a nova Identidade Visual.
Relacionamento com a imprensa
Em 2025, o Sistema Ocemg intensificará sua atuação junto à imprensa para ampliar a visibilidade do cooperativismo no Estado. A estratégia inclui a divulgação do setor, do Ano Internacional das Cooperativas e de histórias que estão gerando impacto positivo nas áreas social, econômica e ambiental. “Será uma ótima oportunidade para aproximar ainda mais o coop da sociedade”, explica Juliana Gomes.
Sustentabilidade em alta
Em novembro, o Brasil sediará a COP 30, maior conferência sobre mudanças climáticas do mundo realizada pela ONU. O evento será realizado em Belém, no Pará, e será mais uma oportunidade de destacar o compromisso das cooperativas com a sustentabilidade e o enfrentamento do aquecimento global, principalmente em Minas Gerais, protagonista no tema. “Nas últimas edições da Conferência das Partes (COP 26, COP 27, COP 28 e COP 29), o MinasCoop Energia, programa de energia fotovoltaica do cooperativismo mineiro do Sistema Ocemg, foi apresentado ao mundo como iniciativa de transição energética de sucesso”, explica o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Esperamos estar presentes também na COP 30, divulgando estes e outros exemplos de ações sustentáveis do coop mineiro”.