Imagem - Ocemg
Notícias

MinasCoop Energia é destaque no Fórum Latino-Americano de Energia Cooperativa

06/09/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Projeto mineiro é citado como exemplo de sucesso em geração de energia limpa

 

O Sistema Ocemg participou nos dias 4 e 5 de setembro, em Brasília, do Fórum Latino-Americano de Energia Cooperativa, promovido pelo Sistema OCB e a Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV). Realizado no Palácio Itamaraty, o evento reuniu instituições nacionais e internacionais para compartilhar aprendizados, experiências e estratégias de produção na área.

O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, apresentou o MinasCoop Energia, uma das principais referências no Brasil de ação para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. O programa incentiva e apoia as cooperativas mineiras na construção de usinas fotovoltaicas para suprir suas demandas energéticas, com doação de parte dessa energia para entidades filantrópicas do Estado.

“É um projeto que foi criado com os pilares do ESG muito fortes na questão da governança, da sustentabilidade ambiental e, principalmente, na questão social. Estamos trabalhando para levá-lo ao maior número de cooperativas, gerando mais energia e beneficiando ainda mais pessoas em todo o Estado de Minas Gerais”, explicou.

O MinasCoop Energia atualmente conta com 41 cooperativas participantes, 83 usinas em operação e 65 entidades filantrópicas beneficiadas, impactando mais de quatro milhões de pessoas. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa beneficia as comunidades social e economicamente e promove o combate às mudanças climáticas.

“O projeto vai além da geração energética. Ele ajuda as pessoas, promovendo empregos diretos e indiretos para a geração de renda”, acrescentou Lages. O superintendente do Sistema Ocemg foi um dos integrantes do painel internacional, que também contou com a participação de representantes de cooperativas de Honduras, México, Colômbia e Chile.

 

Referência para o cooperativismo no Brasil e no mundo

O programa MinasCoop Energia é um exemplo de sucesso mundial quando o assunto é energia limpa e de qualidade. Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o programa já foi apresentado três vezes, nas edições de 2021, 2022 e 2023 (COP 26, COP 27 e COP 28). Na primeira edição, os dados do programa foram apresentados pelo Sistema OCB. Nas duas últimas COPs, o Sistema Ocemg foi convidado a participar diretamente pelo Estado de Minas Gerais. E o foco é continuar sendo referência para impactar ainda mais o cooperativismo.

“Estamos felizes e trabalhando para continuar sendo um modelo de solução no combate às questões climáticas”, disse Alexandre. Para se ter uma ideia, o MinasCoop Energia já investiu quase R$ 50 milhões na construção de usinas cooperativistas, que geram 10,06 MegaWatts (MW) de potência. “O MinasCoop Energia é uma iniciativa inovadora e inspiradora. Temos tentado levar essa iniciativa do Sistema Ocemg junto às cooperativas de Minas Gerais para todo o Brasil, inspirando outras cooperativas a gerarem sua própria energia e economizarem com uma matriz energética limpa”, destacou a gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Nader.

 

Fórum Latino-Americano de Energia

O Fórum Latino-Americano de Energia Cooperativa é uma iniciativa para dialogar sobre as melhores práticas e regulamentações do setor. Além de cooperativas de geração de energia, o evento reuniu coops de diferentes ramos interessadas no assunto, além de órgãos reguladores, formuladores de políticas públicas e cooperativas de crédito que oferecem produtos financeiros para estimular a produção energética limpa e comunitária.

O evento internacional destacou iniciativas brasileiras de geração distribuída, servindo como inspiração para representantes de outros países que buscam modelos de sucesso e evolução na regulamentação de energia sustentável.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg