O evento de lançamento do Dia C 2021, marcou a apresentação oficial do Programa MinasCoop Energia. A iniciativa do Sistema Ocemg tem o intuito de promover a construção de usinas fotovoltaicas para autogeração de energia e para a doação de parte da produção para instituições sociais das cidades contempladas. Na ocasião, foi apresentado o projeto de Belo Horizonte, capitaneado pela organização, em parceria com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda (CCPR) e o Sicoob Credicom, que doarão parte da energia gerada pera a Santa Casa de Misericórdia da capital.
O superintendente do Sistema Ocemg e coordenador do Comitê Gestor da iniciativa, Alexandre Gatti Lages, ressaltou que a instituição filantrópica terá uma economia de cerca de R$ 100 mil por mês com contas de luz, o equivalente a R$ 1 milhão ao ano, que poderá ser aplicado na ampliação do atendimento à comunidade. Ele explicou que outras regiões já estão com o projeto em andamento: “Atualmente, são 20 cooperativas envolvidas e a expectativa é atingir 100 participantes até o final deste ano”.
Representando o governo estadual, parceiro da entidade no programa, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, afirmou que Minas possui territórios com alguns dos melhores índices para geração de energia solar do mundo, considerando o calor e a capacidade de irradiação. Passalio disse que a parceria do governo será por meio da desburocratização do processo para a construção de usinas, da concessão de linhas de crédito pelo BDMG e através da Cemig, com informações sobre linhas de transmissão e locais com melhor estrutura para a instalação dos geradores e placas.
Para o presidente da CCPR, Marcelo Candiotto, o que motivou o engajamento da Central na iniciativa foi a “oportunidade de exercer o princípio da intercooperação e de promover a responsabilidade social a partir de um tema tão relevante que é a sustentabilidade”. Ele afirmou ainda que irão estimular as 32 cooperativas associadas à CCPR a integrarem o MinasCoop Energia.
Clique aqui para conferir os vídeos de apresentação do projeto.