O Sistema OCB divulgou, no início de abril, os nomes dos vencedores do concurso Jovens Embaixadores e Embaixadoras Coop. Entre eles estão representantes de cooperativas mineiras.
Os selecionados participarão do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) como congressistas. O evento está marcado para ocorrer entre 8 e 10 de maio, em Brasília.
“Os selecionados pelos concursos terão direito a voto e veto durante o Congresso. A expectativa é que os grupos formados pelos embaixadores trabalhem na formulação de manifestos em nome das mulheres e da juventude cooperativistas, abordando temas como a representatividade feminina e a sucessão nas cooperativas e os apresentem, por meio de um porta-voz, no evento”, explicou a Relações Públicas do Sistema OCB, Aline Oliveira.
Segundo a advogada do Sicoob União Centro Oeste, de Arcos, Amanda de Souza, uma das nomeadas a integrar o time de 20 embaixadoras que participarão do Congresso, o principal incentivador para que ela concorresse à vaga foi defender a prática da inserção da mulher no mundo cooperativo.
João Paulo Libério da Silva, filho de cooperado da Cooperbom, de Bom Despacho, conta que foi incentivado a concorrer a uma vaga de Embaixador pela supervisora do Sicoob Credibom, onde ele trabalha. Muito ligado ao cooperativismo, ele atua em uma cooperativa e seu pai é associado a outra. “É uma ótima oportunidade para nós, jovens, termos voz ativa nos rumos do cooperativismo”, frisou.
O Congresso acontece no ano em que o Sistema OCB completa seu cinquentenário. Ainda segundo a Relações Públicas da OCB, o intuito do encontro é definir os próximos passos do cooperativismo para os próximos 10 anos.
O 14º CBC terá discussões pautadas em torno de seis temas: Comunicação, Governança e Gestão, Inovação, Intercooperação, Mercado e Representação. Para mais informações sobre o evento, clique aqui.