Imagem - Ocemg
Notícias

Ministério da Pesca e Aquicultura propõe parceria com Sistema Ocemg

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Governo Federal quer o apoio da organização cooperativista para fortalecer a cadeia produtiva da tilápia no Estado

A Superintendência Regional do Ministério da Pesca e Aquicultura procurou o Sistema Ocemg com vistas à obtenção de apoio para a implantação do Programa Minas Aquícola, que prevê o desenvolvimento da cadeia produtiva da tilápia. Ao todo, serão destinados R$ 40 milhões para emprego na infraestrutura, inovação tecnológica, capacitação para produção, processamento e na comercialização de peixes.

Os recursos serão oriundos de emendas impositivas de bancada dos parlamentares federais mineiros e emendas individuais destinadas ao Ministério da Pesca e Aquicultura e aplicados em convênios a serem firmados com municípios mineiros beneficiados. O superintendente Regional do Ministério da Pesca e Aquicultura para Minas Gerais, Roberto Xavier Ribeiro, explica que o diálogo com o Sistema Ocemg, iniciado no final do ano passado, tem sido amplo, pois o ministério entende que o êxito do programa passa pelo cooperativismo.

“O modelo organizacional do Sistema Ocemg nos atraiu”, conta Ribeiro. “O arranjo produtivo, além de toda a estrutura criada entre a entidade e as cooperativas é algo inédito. O Sistema Ocemg nos levou até o município de Morada Nova de Minas e constatamos que a entidade estava bem integrada com os produtores de peixe, o que, em nossa interpretação, foi o principal fator que fez o município despontar”, afirma.

O projeto Cadeia Produtiva da Tilápia, desenvolvido pela entidade no município, foi essencial para transformar a região no segundo maior polo produtor da espécie de peixe no País. A atividade movimenta toda uma cadeia, que compreende também frigoríficos, prestação de serviços de manutenção, produção de tanques, entre outros. Estima-se que a produção atual ultrapasse 3 mil toneladas de tilápia mensalmente. São centenas de empregos gerados na região.

Com o apoio do Sistema Ocemg, o objetivo do Ministério é ampliar ainda mais a produção de tilápia no Estado. “Os números comprovam: a produção hoje no Estado é de 55 mil toneladas por ano. Com o programa, ela pode chegar a 306 mil toneladas. Não é um caminho fácil e é aí que entra o Sistema Ocemg”, explica. “Não adianta produzir sem escoamento, por isso, a nossa ideia é levar o modelo de Morada Nova para as outras regiões. O Sistema Ocemg vai nos ajudar na organização das cooperativas”, planeja.

Ribeiro destaca ainda que o diálogo contínuo do Sistema Ocemg com os produtores de Morada Nova facilitou na compreensão das demandas para ampliação da produção. “Dessa forma, conseguimos ir além do que o próprio ministério pretendia oferecer. Inicialmente, planejamos trabalhar na carência de energia elétrica; na construção de uma estrada para facilitar o acesso à região; e na criação de um projeto para a instalação de balsas no Rio São Francisco que irão aprimorar o processo”, conclui.

Promoção de trabalho e renda

Posicionando-se como o terceiro maior produtor de tilápia do país, Minas Gerais demonstra seu potencial para liderar o mercado nacional de aquicultura. Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o investimento na atividade é importante por promover emprego, renda e sustentabilidade. “A possibilidade de assinatura de um acordo de cooperação técnica entre as partes evidencia o compromisso mútuo com o avanço dessa área”, mostra.

A parceria promete ser um catalisador significativo para o crescimento sustentável da atividade no Estado. “Temos buscado, por meio da Superintendência Regional Federal em Minas Gerais, um alinhamento para contar também com o respaldo do Ministério em relação aos projetos que nossa Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável está empreendendo para impulsionar a Piscicultura”, explica Geraldo Magela, assessor Institucional do Sistema Ocemg.

No dia 7 de fevereiro, Geraldo Magela participou da solenidade de apresentação do Programa Minas Aquícola, realizado em Alfenas, no auditório da Câmara Municipal. O assessor Institucional participou da mesa diretora do evento, junto ao superintendente regional do Ministério da Pesca e outras autoridades.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg