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A 1ª Semana do Leite foi lançada, oficialmente, na quarta-feira (3/11) pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A campanha tem como mote “Leite e Derivados: Alimentos que fazem o Brasil crescer” e busca valorizar ainda mais o potencial do segmento leiteiro no país.
A iniciativa é organizada pelo Mapa, com apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de outras entidades do setor rural, focando em mostrar a importância do leite na alimentação da população e incentivar o seu consumo.
A realização da campanha é uma das reivindicações apresentadas à ministra Tereza Cristina pela base produtora da cadeia leiteira, por meio de movimentos como o Construindo Leite Brasil, Aliança e Ação, União e Ação e Aproleite GO, como forma de apoiar os pecuaristas leiteiros e a indústria láctea que enfrentam dificuldades provocadas pela alta dos custos de produto e pela queda do consumo devido à perda do poder aquisitivo dos brasileiros.
Com uma produção de cerca de 35,5 bilhões de litros de leite por ano, o Brasil se destaca como o 3º maior país produtor do alimento e seus derivados do mundo. E, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e levantamentos do Sistema Ocemg, Minas Gerais ocupa o primeiro lugar entre os Estados produtores de leite no país, respondendo por 9,7 bilhões de litros do produto e sendo as cooperativas mineiras responsáveis por 19% desta produção.