Programa veiculado na Rádio Itatiaia reforça a mensagem de que o cooperativismo é essencial para a sociedade
Ele é uma presença constante, seja nas horas de trabalho, nos deslocamentos pelo trânsito ou mesmo em casa. Está ao nosso lado em uma variedade de situações, proporcionando tanto informação quanto entretenimento. Nos traz notícias impactantes e também nos brinda com momentos de alegria. Estamos falando do rádio, uma mídia consumida por 83% dos brasileiros, segundo o Inside Audio 2023, pesquisa anual conduzida pela Kantar IBOPE Media.
A partir da tradição do rádio, compreendendo o alcance dessa mídia, surge o Minuto Cooperativo, lançado pelo Sistema Ocemg em 2011. Veiculado pela Rádio Itatiaia, uma das mais ouvidas do Brasil, segundo levantamento da Kantar Ibope. Com uma audiência superior a 120 mil ouvintes por minuto, o programa destaca a importância do cooperativismo em Minas Gerais para toda a sociedade. O Minuto Cooperativo vai ao ar de segunda a sexta-feira, no intervalo do Jornal da Itatiaia, 1ª edição, das 6h30 às 9h.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, enfatiza que o Minuto Cooperativo é mais uma estratégia na divulgação dos princípios do cooperativismo. “A cada edição, reforçamos a mensagem de que o cooperativismo é fundamental para toda a população, com temas relacionados ao desenvolvimento econômico e sustentabilidade, que abrangem a sociedade de um modo geral. Buscamos alcançar aqueles que ainda não compreendem plenamente o setor”, explica. “A escolha da transmissão via rádio é totalmente coerente, uma vez que essa mídia é muito apreciada pelos brasileiros e possui um alcance excepcional.”
De fato, a pesquisa Inside Audio 2023 corrobora com o pensamento de Scucato sobre o papel do rádio no Brasil. O estudo revela que 80% da população das principais áreas metropolitanas sintonizam o rádio, dedicando uma média de quase quatro horas diárias a essa mídia. Além disso, destaca-se a modernização contínua do rádio, com 76% dos entrevistados reconhecendo avanços nos conteúdos e formatos. A credibilidade também é destacada, com 64% dos respondentes confiando nas notícias veiculadas.
A influência do rádio se manifesta de forma evidente em várias esferas da vida cotidiana, desde as tarefas domésticas até as viagens de carro. O estudo revelou que 94% dos ouvintes têm preferência por música, enquanto uma parcela significativa também sintoniza para ouvir noticiários locais e nacionais, além de obter informações sobre trânsito e acompanhar notícias sobre futebol.
A pesquisa também ressalta o papel cada vez mais importante da internet no consumo radiofônico, com muitos ouvintes migrando para plataformas digitais, ouvindo as programações online. Além disso, a publicidade mantém sua relevância, com uma grande proporção dos principais anunciantes investindo em campanhas de rádio e uma parcela considerável dos ouvintes demonstrando atenção aos anúncios veiculados.
Mais canais que falam do coop
Além do Minuto Cooperativo, o Sistema Ocemg disponibiliza outros veículos de comunicação para destacar o cooperativismo. “Para cada meio, adotamos uma abordagem diferente”, explica Juliana Gomes, gerente de Comunicação Institucional. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais nosso alcance. Enquanto as cooperativas se mantêm atualizadas sobre as principais notícias e novidades do setor, aqueles que estão fora dele passam a compreender melhor a sua importância. Essa abordagem ajuda a fortalecer ainda mais o papel do coop”.
O boletim @cooperação é uma fonte semanal de informações sobre as atividades do Sistema Ocemg, abordando temas como capacitação, responsabilidade social e outras áreas relacionadas ao ramo cooperativista. Dentro deste canal, destaca-se o Giro Cooperativo, que traz informações diretas sobre o cotidiano das cooperativas. Já o boletim Representacoop destaca o intenso trabalho de representação político-institucional do realizado pelo Sistema Ocemg, atuando em comitês e conselhos classistas e governamentais.
O Jornal Cooperação em Pauta é um periódico mensal que divulga as notícias, tanto do Sistema Ocemg quanto do cooperativismo em geral e um resumo do que aconteceu ao longo do mês. Além de trazer informações relevantes para as cooperativas, o jornal também traz um editorial escrito pelo presidente, Ronaldo Scucato.
Na sua terceira edição, a Cooperação em Revista apresenta um conteúdo rico em detalhes e profundidade, destacando histórias marcantes do cooperativismo em Minas Gerais. Lançada a cada três meses, a revista retrata, com sensibilidade, o trabalho significativo realizado pelo cooperativismo.
Acompanhando os avanços tecnológicos e as tendências que eles trazem, o Sistema Ocemg mantém presença ativa no LinkedIn, fornecendo um resumo das atividades do setor. Além disso, no Instagram, o cooperativismo mineiro se destaca com publicações diárias que oferecem um conteúdo leve, informativo e interativo.